Semana Farroupilha 2018: confira o comunicado do CTG Taquaruçu

Na última terça-feira, 07, o CTG Taquaruçu de Constantina emitiu uma nota com algumas considerações sobre a programação da Semana Farroupilha 2018, confira:

Amigo Tradicionalista

O CTG Taquaruçu de Constantina vem através deste apresentar as considerações de nossa entidade quanto a realização do Acampamento Farroupilha 2018 junto a Praça Municipal Getúlio Vargas, em Constantina.

A última edição do Acampamento está entre um dos maiores eventos realizados em nossa região, com uma grandiosa estrutura, shows oferecidos a população de forma gratuita e muitas atividades culturais ofertadas a todos, incluindo escolas municipais e outras entidades. Além disso, como de praxe, foram ofertados espaços para que as entidades sem fins lucrativos pudessem realizar jantares com venda a população, para que pudessem angariar recursos para suas atividades futuras. Neste evento também houve uma integração da comunidade, onde amigos puderam se reunir em galpões e realizarem suas confraternizações.

Um evento deste porte é uma enorme publicidade para nossa entidade e para nosso município, isso é fato, além de que pode trazer muitos recursos que podem ser empregados nas atividades culturais do CTG, valorizando ainda mais as invernadas artísticas e projetos culturais de nossa entidade. Contudo, houve em nossa entidade a análise de alguns pontos sobre este evento que nos fez tomar a decisão deste ano não realizar o Acampamento Farroupilha e sim, uma Semana Farroupilha voltada a Cultura, nas dependências do próprio CTG.

Primeiramente, e não se pode negar, a situação financeira da sociedade nos deixa desconfortáveis em apostar em um evento deste porte, com um investimento alto para montagem de galpões, estruturas de lonas, som e shows.

Outro ponto que muito nos preocupa é a segurança de um evento deste porte. Sabemos das limitações da segurança pública para garantir a segurança dentro do evento, mesmo sendo em um espaço público, porém, evento da entidade. Sendo assim, haveria a necessidade de um alto investimento em segurança privada para que fosse garantida a segurança dos presentes e, o cumprimento das normas que o evento reclama.

Também, nossa entidade debateu a questão cultural de um Acampamento Farroupilha na praça, tendo em vista que é claro o objetivo dos participantes: confraternização, diversão, a gastronomia e apreciação de shows para que possam dançar e alegra-se. Isso posto, sabemos que nossa tradição tem muito disso, muita diversão, churrasco, gaita, fandango, trovas, jogos e costumes que sim, fazem parte da tradição e devem ser cultuados, porém, não só essa é a cultura gaúcha, existem muitas outas formas de cultura como danças tradicionalistas, declamações, apresentações, estudos sobre indumentária, história e outros assuntos que devem estar presentes para que a cultura gaúcha seja realmente valorizada e propagada.

Da mesma forma que em outros anos, na última edição tentou-se reunir esses dois pontos, o recreativo e o cultural em um único evento, porém, isso causou alguns atritos entre a entidade e alguns presentes, um desgaste da entidade que tentou trazer aos presentes um pouco mais de cultura gaúcha.

Ficou evidente que, infelizmente, esta metodologia – de unir a diversão e a cultura num único evento – não pode ser aplicada em nossa região, uma vez que os públicos que apreciam cada uma são diversos. Sendo assim, a Patronagem decidiu por não realizar Acampamento Farrapo este ano na praça, mas sim, realizar uma Semana Farroupilha com foco na cultura, que será realizada de 15 a 20 de setembro de 2018, junto ao CTG Taquaruçu.

Também está sendo elaborado um projeto para o futuro deste evento, tendo em vista o já citado anteriormente. A entidade buscará a realização de Acampamento Farroupilha e Semana Farroupilha em anos intercalados, ou seja, este ano realizará a Semana Farroupilha voltada a cultura, junto ao CTG e, no próximo ano, a realização de Acampamento Farroupilha voltada aos costumes e recreação, junto à praça e, assim, sucessivamente. Desta forma, será possível oferecer a todos os públicos o melhor da tradição gaúcha.

Contamos com todos os amigos tradicionalistas nesse momento, esperamos que entendam a decisão de nossa entidade e continue com a parceria que mantemos há muitos anos, precisamos do apoio e colaboração de todos para que cada vez estes eventos sejam maiores e melhores.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos sobre a decisão tomada e, aproveitamos para convidar a todos para apreciarem a Semana Farroupilha 2018, sendo que a programação completa estará sendo divulgada em breve.

Constantina/RS, 07 de agosto de 2018.

Cleonice Riva Potrich

Patroa do CTG Taquaruçu

A programação completa da Semana Farroupilha 2018 estará disponível, em breve, no site e na página do Facebook do Município de Constantina.