ir para conteúdo

História do município

O primeiro nome do povoado foi Taquaruçu. Era o 9º Distrito de Palmeira das Missões. Era local de pousada dos tropeiros que transportavam muares da região das missões para a feira de Sorocaba, em São Paulo. Aproveitavam a excelente pastagem, sombra e água do Lageado Taquaruçu.

Localização (IBGE)
Como era comum na época designar locais com nomes de pessoas famosas, o Distrito de Taquaruçu, pelos idos da década de 30, foi substituído pelo nome João Pessoa.

De João Pessoa, por ser a capital da Paraíba, passou então para José Bonifácio, mas como esse nome coincidia com um outro no interior de Minas Gerais, necessário foi fazer a sua troca. Surgiu então o nome Benjamin Constant. Esse nome trouxe sérios problemas para os colonos, porque a maioria das correspondências iam parar no Distrito de Benjamin Constant, no município de Erechim.

Devido a todas essas confusões, uma comissão no Distrito, comandada por Perciliano Reis (Escrivão Distrital), Daniel Apóstolo de Oliveira (Tabelião), Segsmundo Resh (representante do sub-prefeito), foram até o interventor Osvaldo Cordeiro de Farias, com o fim de solucionar o problema.

Concluiu-se que, por já existirem cidades com esses nomes, o povoado se chamaria CONSTANTINA. Nome derivado da palavra Constant.

Devido ao esforço da Comissão Emancipadora, em 14 de abril de 1959, através da Lei Estadual nº3.736, o então governador Leonel Brizola criava o município de Constantina. (Histórico extraído do Livro Constantina: 50 anos de História e Histórias. Porto Alegre, WS Editor, 2011.).

Segundo o senso do IBGE de 2010, Constantina possui 9.752 habitantes, situados numa área de 203 km2. E, como muito bem descrito na apresentação do livro acima citado, “nosso município não é só uma extensão de terra, que geograficamente faz limites com outros municípios. É também o cidadão constantinense que carrega em sua bagagem individual sonhos… culturas… vontade de vencer… criatividade… fé… e tantas outras características (…) “

População estimada 2016 10.101
População 2010 9.752