ir para conteúdo

Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias

Descobrindo Talentos Literários

O município de Constantina, localizada ao norte do estado do RS, possui uma população de aproximadamente 10.000 habitantes, uma cidade hospitaleira que encanta a todos que a conhecem. De pequeno porte, com um comercio forte e de uma agricultura diversificada é também conhecida pela sua forte organização social onde surgiram algumas cooperativas organizadas e comandadas por agricultores.

Em 2015, através da Sessão Plenária do Estudante, teve aprovado seu primeiro projeto de lei de iniciativa popular, Lei 3.453/15 de 08 de dezembro de 2015, que institui no município de Constantina o Dia da leitura, na primeira sexta-feira do mês de abril.
Todos esses elementos, dão argumentos para deixar registrado através de livros a história de seu povo, simples e batalhador. Para isso, no ano de 2017 foi lançado o Projeto Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias, com o objetivo valorizar a produção individual dos alunos, através do hábito da leitura e histórias contadas por seus antepassados.

O livro foi lançado em abril de 2018, como fruto dos trabalhos realizados nas escolas municipais e estaduais. A obra contou com a participação de 500 escritores, alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, envolvendo também as equipes diretivas e 37 professores.
O livro resultou na produção de várias tipologias textuais que surgiram com trabalhos de diversas pesquisas, entrevistas e o envolvimento da comunidade em geral. Foi uma escrita construída através do olhar da criança para com o seu município.

O lançamento do livro teve uma ótima repercussão na comunidade, estimulando o interesse em conhecer a história e a diversidade de Constantina. Desta forma, surge a proposta de lançar a 2ª edição do projeto.

O projeto foi ampliado para todos os alunos do ensino fundamental (alunos do 1º ao 9º ano). Com o tema “Constantina 60 anos: História e Diversidade – Volume II” os textos apresentaram uma abordagem referente ao município de Constantina, resgatando a história dos seus 60 anos e das diversidades existentes, tanto no campo como na cidade. Diversas tipologias textuais são apresentas, poemas, biografias, versos, frases, cordel… enfim fez uma abordagem, dentro do olhar das crianças e adolescentes, como veem a cidade. Escrito por 54 professores e 957 crianças e adolescentes que retrataram de modo simples, porém, de forma grandiosa, a história do município de Constantina.

O lançamento do II Volume do livro, foi realizado no dia 3 de abril, onde houve também uma solenidade de abertura da I Feira Literária e Cultural, com atividades culturais, presença de escritores, palestras, exposições das atividades realizadas pelas escolas, exposições de livreiros, teatros e o lançamento do “Projeto Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias – Volume III”, para abril de 2020, com o tema Constantina: Nossa gente, nossa história.

O projeto do livro foi inscrito no Prêmio Boas Práticas, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) que é a entidade que representa todos os 496 Municípios do Estado Rio Grande do Sul, por meio das 27 Associações Regionais que a compõem. Constantina: Descobrindo talentos literários está entre os finalistas, onde concorreu na área da cultura.

 

Materiais do Projeto

Lei Municipal N°3.453 de 08 de Dezembro de 2015

Convite famurs

Famurs homenageia municípios vencedores do 3º Prêmio Boas Práticas

I FEIRA LITERÁRIA DE CONSTANTINA

LANÇAMENTO DO LIVRO

LIVRO ESCRITO POR CRIANÇAS DE CONSTANTINA É LANÇADO NO DIA DA LEITURA

Lançamento do Projeto Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias

Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias – Volume I

Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias volume II – História e Diversidade.

Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias volume III – Nossa gente, nossa história.

Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias – Volume IV

Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias – Volume V

Livro Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias é premiado pela FAMURS

Correio do Povo

I Feira Literária e Cultural de Constantina é sucesso no município e região

Reportagem Folha da Produção

Lançamento do V Livro “Crianças Constantinenses escrevendo histórias” – Transmissão

Lançamento do V Livro “Crianças Constantinenses escrevendo histórias” – Matéria

Lançamento do VI Livro “Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias”

 

 

 

 

Galeria de Fotos

 

Vídeos

Pular para o conteúdo