Sancionada lei que cria Centro de Atendimento Especializado para crianaças atípicas em Constantina

Na manhã de hoje, 04/10, o prefeito Fidelvino Menegazzo recebeu no gabinete as integrantes Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento do TEA – AFETO Dália Agatti e Claudia Delatorre, a assistente social Julia Goliva, a neuropsicóloga Jerusa Delatorre, o secretário de administração Rieli Rossini e o coordenador do departamento Robson Kuster.

Na oportunidade, Fidel sancionou a Lei Municipal nº. 4.267, de 04 de outubro de 2023, que cria o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) no município de Constantina.

A ideia da criação surgiu durante uma conversa entre Poder Executivo e integrantes da AFETO, que levantaram algumas demandas referentes ao atendimento das crianças e adolescentes no espectro e também com outros transtornos. Após algumas semanas de debate, o Executivo encaminhou o projeto da criação do CMAEE para aprovação dos vereadores.

De acordo com o prefeito Fidelvino, as escolas do município já oferecem suporte especializado e o trabalho do centro seria um complemento, pensando especialmente naqueles que não tem acesso a outras alternativas.

O Centro, que será pioneiro na região, vai atender crianças e adolescentes da rede municipal de ensino – em turno inverso da sala aula – que apresentem demandas como transtornos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento, deficiências ou neuro divergências que possam influenciar no processo de aprendizagem. Ele ficará localizado na rua Hermínio Caleffi, parte inferior da Casa da Cultura e deverá contar com atuação de uma equipe multidisciplinar, vinculada à secretaria municipal de Educação, atuando de maneira intersetorial com profissionais da rede municipal de educação, saúde e assistência social.

As crianças e jovens serão atendidos por uma equipe multiprofissional, tendo profissionais de diversas áreas que já estão no quadro de servidores do município e também havendo possibilidade de contratação de novos.

O prefeito Fidel agradeceu ainda o empenho da associação, dos servidores envolvidos e ressaltou que o Poder Público trabalha sempre para promover e auxiliar na garantia de direitos e melhor qualidade de vida de nossa comunidade.

O espaço deve ser inaugurado no dia 16 de novembro, dentro da programação da Expo Constantina.