Reunião entre Executivo, CMDCA e associação AFETO busca complementar atendimento de crianças no espectro autista

Na manhã de hoje, 14/07, representantes do Executivo e da Associação AFETO (pais de crianças com espectro autista) participaram de uma reunião promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, junto à Casa da Cultura.

Estiveram presentes o Prefeito Fidelvino Menegazzo, vice Adroaldo Araújo, secretários municipais, equipes das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, presidente do CMDCA Paulo Mafessoni e representantes da AFETO.

Na oportunidade, a associação apresentou algumas demandas referentes aos alunos e ao atendimento clínico e terapêutico que necessitam, tendo entregue também ao Poder Executivo um documento contendo os laudos de cada um dos alunos. De acordo com a associação, algumas das crianças estão atendidas pela APAE, outras tem seus tratamentos em clínicas particulares e algumas estão ainda sem nenhum tipo de terapia (além do atendimento oferecido nas escolas municipais e unidades básicas de saúde). O objetivo dos pais é levar ao conhecimento do Poder Público esta demanda e buscar um auxílio para solucioná-la.
A demanda apresentada pela associação diz respeito a ampliar a oferta de serviços e profissionais no município em diversas áreas, considerando que nem todas as famílias tem condições de oferecer um tratamento particular.

Hoje, o Poder Público oferece atendimento nas escolas, com a Sala de recursos AEE, profissionais nas áreas da psicologia, psicopedagogia e serviço social, além de um monitor exclusivo para cada uma das crianças; a secretaria de saúde oferece também atendimento juntos às unidades básicas de saúde.

Ao final do encontro, foi decidido pela criação de uma comissão para atender estas demandas, tendo entre as sugestões a criação de um Centro Municipal de Terapias que ofereça o atendimento necessário.

De acordo com o prefeito Fidelvino, é dever da administração municipal cuidar das pessoas e pensar, em conjunto com todos os envolvidos, em soluções para atender às necessidades que chegam ao Poder Público. A ideia da criação do centro deve evoluir com o debate da comissão que foi criada entre a associação, secretarias assistência social, saúde e educação e CMDCA