REALIZADA A PRIMEIRA AULA PRÁTICA DO PROJETO DE INOVAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO

Na quarta-feira, 21 de março de 2018, foi realizada a primeira aula prática do Projeto de Inovação em Alimentação, onde participaram as agentes comunitárias de saúde (ACS) do nosso município, que anteriormente já haviam passado por uma etapa de formação teórica sobre a alimentação alternativa e saudável.

aula pancsDurante a oficina, ministrada pela naturalista Rosaura Berti , as participantes conheceram e prepararam diversas receitas  elaboradas com ingredientes e alimentos orgânicos, naturais e saudáveis, que a partir de agora serão repassadas para a comunidade através das visitas das agentes de saúde.

De acordo com Lucas Bressan, coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, um dos principais objetivos do projeto é de fortalecer as práticas de saúde preventiva: “Todos sabem que um dos fatores determinantes para garantir a saúde de uma pessoa é a alimentação. Uma pessoa que se alimenta de forma equilibrada e saudável dificilmente vai ficar doente. Nós, enquanto Poder Público Municipal, antes de remediar a população, temos o dever de disseminar as práticas que podem evitar as doenças” destacou Lucas.

O Projeto de Inovação em Alimentação Saudável é uma proposta da Secretaria Municipal de Saúde, que está dentro de um conjunto de ações voltadas para a saúde preventiva. Ao longo do ano a equipe de Agentes Comunitários de Saúde receberá treinamento teórico e prático sobre alimentos saudáveis, repassando as informações durante as visitas domiciliares, onde também será feito um registro das práticas que já são conhecidas pela nossa comunidade. No final do projeto será publicada uma cartilha com as receitas e experiências trabalhadas.