Realizada a 1° Conferência Municipal da Saúde da Mulher

Na tarde desta sexta – feira, dia 19 de maio,aconteceu, no Centro Cultural, a 1° Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, com o tema: “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.

A 1° Conferência Municipal de Saúde da Mulher é uma das etapas integrantes da 2° Conferência Nacional de Saúde da Mulher, e tem como objetivo, analisar prioridades e elaborar propostas para o fortalecimento  da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres.

A abertura do evento aconteceu com a saudação do coordenador da conferência, Lucas Alberto Bressan, que ressaltou sobre a importância de garantir que as mulheres sejam protagonistas nos debates e espaços de decisões, sendo que as mesmas são fundamentais na luta pelo Sistema Único de Saúde.

Logo após, o prefeito Gerri Sawaris fez seu pronunciamento, parabenizando  todas as mulheres pela realização deste importante debate, também falou sobre o papel das Políticas Públicas em garantir que a equidade no atendimento em saúde ocorra de fato. Segundo o prefeito, “as políticas públicas só fazem sentido quando servirem para combater as desigualdades sociais, sendo que é necessário que as políticas públicas de saúde sejam voltadas, principalmente, para atender àquelas pessoas que se encontram em maior vulnerabilidade social, promovendo a verdadeira equidade”.

Os debates da conferência foram conduzidos pela assistente social Haiala Patrícia Frandalozzo, representante da 15° Coordenadoria Regional de Saúde, que falou sobre os principais desafios que as mulheres enfrentam na luta pelos seus direitos, sendo que isto se reflete também na área da saúde.

A palestrante ressaltou a necessidade da organização coletiva e do empoderamento feminino para garantir que as mulheres tenham seus direitos básicos garantidos, em uma sociedade que ainda apresenta uma estrutura patriarcal e que é fortemente marcada por práticas machistas. Segundo Haiala “apesar de sermos a maioria na sociedade brasileira, as mulheres ainda são as que menos ocupam os espaços de poderes, temos como exemplo o congresso nacional, que é formado majoritariamente por homens, sendo que as políticas públicas voltadas para as mulheres só se concretizam de fato, quando tivermos nossa própria representatividade”.  Também falou que hoje as mulheres são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde, sendo que várias das doenças diagnosticadas são reflexo, muitas vezes, das triplas jornadas de trabalho enfrentadas “as mulheres, geralmente, além de cumprir seus deveres no trabalho, são as que cumprem com as tarefas domésticas e cuidado da família. Essa rotina desgastante também é responsável pelo diagnóstico de várias doenças, no entanto, não podemos esquecer de que a principal causa de mortalidade de mulheres,infelizmente, ainda é a violência doméstica” concluiu Haiala.

Após a palestra aconteceu o debate dos eixos temáticos, de onde surgiram várias propostas para serem apresentadas na etapa estadual da conferência. Os eixos debatidos foram:

Eixo I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres

Eixo II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres

Eixo III – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres

Eixo IV – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social

Eixo V– Situação de saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento.

Conferencia 3

Conferência 1