Prefeitura Municipal e ACISAC promovem cursos para empreendedores do município

Na última semana, o Prefeito Municipal Gerri Sawaris esteve reunido com a Presidente da ACISAC, Elizaura De Almeida Colet e para fechar a parceri e trazer um curso para empreendedores de nosso município.
O curso acontecerá dos dias 27 a 30 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores, das 19h30 às 22h.
As inscrições podem ser feitas na ACISAC, e tem o custo de R$ 10,00 para sócios e R$ 15,00 para não sócios.

CURSO: “A fórmula do sucesso financeiro para empreendedores de pequenos negócios”

OBJETIVOS: Conhecer e aplicar os princípios da gestão financeira empresarial. O aluno aprenderá os fundamentos da administração empresarial; planejamento e gestão financeira; análise financeira; mensuração de resultados; fluxo de caixa; indicadores de capital de giro; administração de capital de giro; análise de solvência de empresas; estrutura e custo de capital; principais índices financeiros. O curso visa fornecer ao administrador os elementos que o possibilite realizar uma adequada gestão financeira em organizações de qualquer ramo de atividade, de forma a tomar decisões que tragam melhores retornos para a empresa.

METODOLOGIA: Aulas expositivas, conceitos teóricos, análise de textos e estudos de caso. Serão realizados exercícios práticos de empresas de diversos ramos de atividade, objetivando a melhor aprendizagem dos conceitos trabalhados em aula.

CONTEÚDO:

-Módulo 1 – A Importância da Gestão Financeira

Mudando seu mindset

Por que as empresas quebram?

Onde está o seu lucro?
Como planejar e realizar a gestão financeira
Conhecer principais formas de controle, planejamento e análise financeira

-Módulo 2 – Conceitualizando as Finanças

Dicas de sucesso financeiro

Noções básicas sobre caixa
O que é Plano de Contas?
Necessidade do lançamento de entrada e saída de caixa
Controle de clientes e fornecedores
Controle dos valores a receber
Controle dos valores a pagar

-Módulo 3 – Construindo Fluxo de Caixa

Noções básicas sobre Fluxo de Caixa
Como analisar e gerenciar o fluxo de caixa
Realizar um fluxo de caixa na prática

Como calcular o ciclo de caixa

-Módulo 4 – Qual o desempenho da empresa?

Passo a passo da definição do desempenho

Como calcular e o que é Margem Contribuição?

Como calcular e o que é Ponto de Equilíbrio?

Como reduzir as despesas

Analisar o DRE – Demonstrativo de Resultado

PÚBLICO ALVO: Empresários de micro e pequenas empresas, pessoas que atuam na área financeira de pequenas empresas, MEIs e demais interessados não pertencentes à área financeira como, marketing, comercial, recursos humanos, editorial, produtos, jurídico etc., porém envolvidos em processos de tomada de decisão da empresa, processos de planejamento/orçamento e avaliação de projetos.

INSTRUTOR: Samuel M. Basso.Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, Mestre em Administração de Empresas, Empresário, Consultor, Professor e Palestrante. Fundador e Diretor empresa Otimizy Sistemas Inteligentes.