Prefeito Gerri Sawaris participa de agenda com a Câmara de Comércio Brasil – China
Na última semana o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China (CCDIBC), juntamente com a equipe, participou de várias agendas estratégicas no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de discutir sobre parcerias de investimentos na área de negócios, medicina, tecnologia, alimentos, esportes, turismo e cultura.
A agenda, que foi intermediada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CONTAC) e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), incluiu passagem pelos municípios de Palmeira das Missões e Novo Barreiro, onde foram realizadas reuniões com prefeitos e lideranças da região para discutir, entre outras possibilidades de parcerias, sobre o financiamento e gestão tecnológica do Hospital Regional de Palmeira das Missões, projeto que é uma demanda antiga de 72 municípios do entorno.
No município de Novo Barreiro, os representantes da CCDIBC participaram de um encontro com prefeitos, vereadores, universidades, SEBRAE e Ibramate, onde foi discutido sobre o potencial da cultura da erva-mate para o desenvolvimento local, e possível expansão para a China. Também conheceram alguns produtos da agricultura familiar da região.
A agenda na região foi finalizada com uma reunião entre o CCDIBC e a Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), onde foi assinada uma carta de intenções para que a Câmara possa atrair investimentos e oportunidades em áreas como educação, inovação, turismo, esportes, cidades inteligentes, alimentação, entre outros.
Na carta de intenções, assinada pelos prefeitos da região, destaca-se a área do meio ambiente, por meio de projetos de usina de lixo e caminhão de lixo hospitalar. Além de Led público e cadeia de geração solar e eólica de energia.
O prefeito Gerri Sawaris, juntamente com os demais prefeitos da AMZOP, esteve acompanhando as agendas e participando das discussões com a CCDIBC.
“A China precisa conhecer diretamente quem vende para ela. E fazer negócios diretamente com estes parceiros. O que traz o ganha-ganha para todos. E esta região é próspera em vários setores. E vamos buscar melhorar esta aproximação e gerar emprego e renda para os povos do Brasil e da China”, destacou Fabio Hu ao finalizar as visitas.
Foto: www.brasilchina.org.br