PRÁTICA DA YOGA MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE

A palavra Yoga significa integração e união, sendo um caminho prático e natural para alcançar a harmonia com a essência interior e o mundo que nos cerca, através de atividades simples, que vão desde o relaxamento, exercícios físicos e respiratórios, alongamentos, concentração e meditação. Esse conjunto de práticas, contribui intensamente nas funções psicomotoras e na estrutura psicofísica, servindo para sanar problemas internos ou externos do corpo, tais como: dores de cabeça, desvios de coluna, problemas circulatórios, insônia, ansiedade, desajustes nervosos ou psicológicos. A Yoga é, portanto, uma importante ferramenta na prevenção de doenças e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos praticantes, sendo uma das Práticas Integrativas Complementares, incluída no SUS através da portaria n° 849, de 27 de março de 2017.

Com o objetivo de promover a saúde preventiva e melhorar a qualidade de vida da população, a Administração Municipal de Constantina, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, implementou o Projeto Arte e Vida Saúde que, entre outras atividades, está trabalhando com 11 grupos de Yoga, sendo 2 com enfoque na saúde mental, 2 com pacientes de reumatologia, 3 com pessoas idosas e 4 grupos livres.  O projeto de Yoga atende, atualmente, mais de 300 pessoas do nosso município, que participam de aulas semanais ministradas pelo instrutor Altemir Berti, além de receberem orientação profissional sobre os cuidados com a saúde.

A coordenação do projeto está desenvolvendo um trabalho de avaliação com os participantes, sendo que até o momento foram entrevistados  pouco mais de 100 alunos, com uma faixa etária que varia de 20 até 80 anos. Entre os entrevistados constatou -se que 98% tomavam algum tipo de medicamento químico (analgésico e antidepressivo), sendo que após iniciar a prática da yoga, 90 % deles afirmam que diminuíram o uso e 12%  que não necessitam mais de medicação. Na questão de dores corporais, 88 % dos avaliados afirmam ter diminuído acentuadamente , além de melhorar a qualidade do sono. Além disso, 100% dos entrevistados afirmam ter melhorado a autoestima, a espiritualidade e a positividade no enfrentamento das adversidades da vida, aprovando o andamento do projeto até o momento.

Com o objetivo de difundir a prática da Yoga e os benefícios que ela traz, o Projeto Arte e Vida Saúde realizou, na quarta-feira 27/12, a Aula Pública Yoga Pela Paz, que aconteceu na Praça Getúlio Vargas e contou com grande participação da comunidade constantinense. Na oportunidade foram praticados diversos exercícios ao ar livre e também apresentados os resultados obtidos pelo projeto.

Em seu pronunciamento, o prefeito Gerri Sawaris parabenizou a coordenação e os alunos do Projeto Arte e Vida Saúde, por demonstrarem, na prática, que é possível buscar alternativas para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito também anunciou que para o ano de 2018, a Administração Municipal estará trabalhando para ampliar este importante projeto, tendo em vista que a prática da yoga está apresentando resultados positivos e sendo cada vez mais aceita pela comunidade.