Município recebe centelha do fogo simbólico da LDN

Na manhã de hoje, 18/08, aconteceu na Escola Santa Julia Biliart, o ato de entrega da centelha do Fogo Simbólico ao município de Constantina por parte de Liga de Defesa Nacional, que esteve no município representada pelo Tenente Julio Cesar Hilzendeger, pelo 2º Sargento e Chefe Escoteiro Manoel da Rosa Michel, pelo 3º Sargento Gustavo Karasek e pelo soldado Gabriel Blondé, estes dois que representaram o Exército.

Estiveram presentes também o Prefeito Fidelvino Menegazzo, secretários municipais Aluísio Valle e Rieli Rossini, Assessor Jurídico Paulo Maffessoni, presidente da Câmara Edeval Borcioni, vereadores Ademar Fontoura e Maria Borges, Tenente Denis Ferrareze, Delegado Tiago W. Bittencourt, cavalarianos Marcos Xavier, Valdir Almeida, Osmar Behn e Adelar Milani, alunos e professores da escola Santa Júlia, alunos da Escola São José, da Escolinha RF e da Escolinha da Chape/Clube Comercial/CMD.

Esta é a 1ª vez no município de Constantina que a Liga de Defesa Nacional se fez presente e trouxe consigo a centelha do fogo simbólico dentro das comemorações do bicentenário da Proclamação da República. A LDN, promotora do evento, é uma entidade centenária, criada pelo poeta Olavo Bilac, que tem como finalidade maior robustecer o sentimento de patriotismo e incentivar a prática do civismo nos cidadãos brasileiros, difundindo o culto aos símbolos nacionais, a cultura brasileira e a história do Brasil.

Em seu pronunciamento o Tenente Júlio disse que a entrega da centelha do fogo simbólico aos municípios tem esse ano um significado muito especial, por coincidir com o bicentenário da Independência do Brasil, e que o momento é propício para quer todos os brasileiros reflitam sobre o comportamento cívico-patriótico, quer na forma individual ou coletiva.

Agradeceu aos alunos Nicolas Hensen e Kauã Marcolan Alves que conduziram a centelha a entregou ao prefeito municipal oficializando o ato.  Agradeceu a receptividade que sua equipe teve e parabenizou o prefeito pela forma cívica que conduz os destinos do município.

Na sequência fez uso da palavra o presidente do Legislativo. Este disse ser um momento muito importante para o município e que professores e alunos muito contribuem para que o patriotismo esteja sempre presente na vida dos alunos.

O Prefeito Fidel, encerrou os pronunciamentos ressaltando da importância do ato que estava sendo realizado e afirmou que nos anos vindouros o mesmo será repetido em outro educandário, mas com a presença dos alunos de todas as escolas. Agradeceu ao Tenente Júlio e sua equipe, as demais autoridades presentes e desejou ao Tenente e sua equipe sucesso neste trabalho de levar aos municípios a centelha do fogo simbólico que tem uma representatividade muito importante para todos os brasileiros.

No início do ato foi entoado o Hino Nacional e no final o Hino Riograndense.

A centelha do fogo ficará na Brigada Militar de Constantina até o dia 1º de setembro, quando será levado até a pira do altar da Pátria.