Lançamento do Projeto “Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias”

Foi realizado na manhã desta sexta-feira 7, na praça Getúlio Vargas a entrega da Biblioteca Itinerante “Viajando na Leitura”. Na oportunidade houve o lançamento do Projeto “Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com as escolas do município.
O evento, que faz parte da Programação em Homenagem aos 58 anos de Constantina, contou com belíssimas apresentações dos estudantes da E.M.E.F Bento  Gonçalves e da E.M.E.F Santa Terezinha, que ressaltaram as várias possibilidades que a leitura proporciona. Após as apresentações, as crianças participaram de uma roda de leitura, com os livros disponibilizados pela Biblioteca Itinerante.
O Projeto “Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias”, vai atender estudantes do 1° ao 6° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de despertar as crianças para o mundo da leitura e incentivar as mesmas a se tornarem escritoras, sendo que está previsto para o próximo ano, o lançamento de um livro com histórias escritas por elas.
Segue abaixo, a carta lida na apresentação dos alunos da E.M.E.F Bento Gonçalves , sobre o projeto Leitura em Minha Casa, desenvolvido pela escola desde 2013:
” A E.M.E.F  Bento Gonçalves, desde o ano de 2013 desenvolve o projeto institucional LEITURA EM MINHA CASA que tem por objetivo, colocar os estudantes da educação infantil às séries finais do ensino fundamental e suas respectivas famílias em contato com situações que envolvam a prática da leitura e da escrita. Assim, as famílias recebem em suas casas, sacolas literárias com materiais impressos em diferentes modalidades (livros, revistas, jornais, textos, entre outros), sobre temáticas diversas e para as diferentes faixas etárias, oportunizando aos membros da família o acesso a materiais  que não são do cotidiano familiar.
A partir da significância observada com o desenvolvimento do projeto pelas famílias dos educandos, surgiu, então, o desejo de que tal estímulo chegasse também a todas as pessoas do município de Constantina. E foi através da Sessão Plenária do Estudante no ano de 2014 que a Escola teve a oportunidade de apresentar o projeto de lei que instituiu O DIA DA PARADA PARA A LEITURA NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA. A partir da sugestão do então vereador Gerri Sawaris, organizou-se aquele que é até hoje o PRIMEIRO PROJETO DE INICIATIVA POPULAR DO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA. Os alunos e seus professores recolheram as assinaturas necessárias para que esse projeto se tornasse válido. Foi, então, que no dia 8 de dezembro de 2015 o projeto tornou-se LEI MUNICIPAL EM CONSTANTINA. E, nesse segundo ano de vigência da Lei, nós, alunos e professores da E.M.E.F Bento Gonçalves, estamos aqui para convidar a todos os presentes, as pessoas que estão em seu trabalho, em suas casas, que tirem um tempo e convidem seus filhos, seus familiares e seus amigos para essa maravilhosa viagem de lazer e conhecimento. Então…Vem com a Escola Bento… VAMOS LER!.”
Leirura 5Leitura 3Leitura 2
Leitura 4