Grupo Ricordi Della Itália promove exposição cultural

Durante esta semana o grupo cultural Ricordi Della Itália está promovendo, na Casa da Cultura Professor Bia, uma exposição retratando a cultura e os costumes dos imigrantes italianos.

Através  de histórias, causos, músicas, danças, mostra de utensílios, comidas e vestimentas, os visitantes estão conhecendo um pouco mais dos costumes que faziam parte do cotidiano das famílias de imigrantes e descendentes de  italianos, que chegaram na região de Constantina no início do Século XX e contribuíram para formar uma parcela significativa da nossa comunidade.

Ao longo da semana os estudantes da rede pública de ensino do nosso município visitaram a exposição cultural, onde puderam trocar informações e ouvir várias histórias sobre esta importante vertente na formação cultural do povo constantinense.

De acordo com Gizele Marcon Lazzaretti, integrante do Ricordi Della Itália, o principal objetivo do trabalho desenvolvido pelo grupo é de manter viva a cultura italiana, que foi muito importante para a formação histórica e cultural do nosso município: “tudo o que estamos apresentando fez parte da vida dos nossos pais e avós, queremos que as crianças e os jovens de hoje conheçam um pouco de como era a sociedade antigamente, os valores comunitários que eram tão presentes no cotidiano das famílias, as alegrias e também os sofrimentos que eram enfrentados. Precisamos despertar a consciência para que as pessoas valorizem a história e a cultura do nosso povo”.

No próximo sábado, 26 de maio, o Grupo Ricordi Della Itália estará promovendo, no CTG Taquaruçu de Constantina, o tradicional evento “Filó Pança Piena”, com apresentações artísticas e comidas tipicas da cultura italiana. Toda a comunidade está convidada para participar.