Departamento de Meio Ambiente e APAC atendem réptil atropelado

Na terça-feira (16/10), o coordenador do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMAM), Vander Augusto Madaloz, e a presidente da Associação de Proteção Aos Animais de Constantina (APAC), Claudia Sabadin, foram acionados para atender uma ocorrência nas proximidades da Praça Getúlio Vargas, onde registrou-se o atropelamento de um jabuti, que sofreu várias fraturas em seu casco.

De acordo com Vander, não se pode afirmar se o réptil fugiu ou foi abandonado pelos seus donos, sendo acidentalmente atropelado no momento em que realizava a travessia da rua .

Após a ocorrência, o animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, onde está recebendo os devidos cuidados.

Segundo informações do Hospital Veterinário da UPF, assim que o réptil estiver em boas condições de saúde será encaminhado para o IBAMA, onde vai passar por um período de readaptação em seu novo habitat.

“Se as pessoas querem ter animais de estimação devem estar conscientes de que isso representa responsabilidade com uma vida. É inadmissível que a pessoa compre ou adote um animal e depois abandone, como vem acontecendo frequentemente em nosso município. Isso acaba gerando problemas para toda a sociedade”. Destacou o coordenador municipal de Meio Ambiente.