Conselho Agropecuário define sobre repasse de implementos agrícolas

Na última sexta-feira (14), nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi realizada uma importante reunião com os membros do Conselho Municipal Agropecuário para tratar sobre o repasse de roçadeiras e carretões agrícolas para as comunidades do interior.

No ano de 2018, o Município de Constantina foi contemplado com três roçadeiras e cinco carretões agrícolas, que foram adquiridos com recursos, no valor de 100 mil reais, provenientes da Consulta Popular do Rio Grande do Sul dos anos de 2016/2017, onde a população participou da votação e elegeu a área da agricultura como prioridade de investimento.

Além disso, através de emenda parlamentar de autoria do deputado José Otávio Germano, também no valor de 100 mil reais, que contou com a articulação do vereador Nildo Zanella, foram adquiridos outros seis carretões agrícolas, com o objetivo de contemplar o maior número possível de comunidades.

Na reunião do dia 14, os conselheiros estabeleceram alguns critérios para a distribuição desses implementos, levando em conta, principalmente, o número de moradores de cada comunidade e a necessidade de utilização. Também foram estabelecidas algumas regras para o cuidado e utilização dos equipamentos.

Uma das  roçadeiras foi destinada para a Linha Barra Curta Baixa, outra para a Linha Tres e uma ficará na Secretaria de Agricultura para prestação de serviços de interesse da comunidade.

Na distribuição dos onze carretões agrícolas, foram contempladas as seguintes comunidades: Linha Scolari (Volta do Passo Fundo), Linha Tres, Linha Savaris, Linha Sabadin, Linha Alto Paraíso, Linha Rodeio, Bairro das Comunicações, Linha Sete de Setembro, Linha São Marcos e Linha Barra Curta Alta. Um dos carretões será utilizado pela Secretaria de Agricultura para atender a demanda pública.

Nos próximos dias, a direção do Conselho Municipal Agropecuário vai se reunir com cada comunidade contemplada, realizando a entrega oficial dos implementos e repassando os critérios definidos para a utilização.

“A reunião foi muito positiva, uma das melhores já realizadas pelo Conselho, todas as comunidades participaram e as decisões foram tomadas de forma democrática, ouvindo a demanda de cada um dos representantes. Todos os conselheiros estão de parabéns por mais esta importante conquista”, destacou Gelso Polaquini, presidente do Conselho Municipal Agropecuário.

O prefeito Gerri Sawaris ressaltou o importante papel que o Conselho Agropecuário cumpre na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões que interferem diretamente no desenvolvimento da Agricultura. Anunciou que no próximo período os conselheiros serão convocados para debater sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Constantina – PRODESC, que já está tramitando na Câmara de Vereadores.