Comitiva de Constantina participa do 19º Fórum Nacional da UNDIME

Nesta semana, uma comitiva de Constantina esteve participando do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu dos dias 6 a 9 de agosto em Cuiabá-MT.
Estiveram presentes a secretária de Educação Adineia Rossetto Santin, a coordenadora pedagógica Clarice Conterato e a contadora Sônia Maria da Costa.

Com o tema “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, o fórum tem objetivo de pautar e debater temas educacionais prioritários, que dão estrutura à educação pública brasileira.

Durante todo o fórum – que contou com cerca de 2 mil participantes – foram promovidas conferências, mesas-redondas, palestras e oficinas com nomes renomados da educação como o professor da Universidade de Lisboa Antonio Nóvoa, bem como espaços para exposição onde os municípios tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas de parceiros institucionais da Undime e produtos e tecnologias de empresas credenciadas a expor no local. Ainda, o evento contava com atendimento do governo federal realizado por técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As falas principais ficaram a cargo o Ministro da Educação Camilo Santana e da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt, que abordaram temas como o atual cenário educacional, projeções e iniciativas do governo federal e escola em tempo integral.
Camilo dirigiu-se aos educadores, externando sua gratidão e reconhecimento com a educação no país. “Merecem todo o nosso reconhecimento. Não há outro caminho que não seja a educação para o povo”, afirmou o ministro.

De acordo com a secretária Adineia, o evento “foi de grande importância para pensarmos e orientarmos a educação para os próximos anos, bem como para aproximar os municípios quanto às políticas do atual governo”.