Audiência pública trata sobre planejamento e expansão urbana

Na terça-feira (22), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, foi realizada uma grande audiência pública para tratar sobre o tema dos limites da área de expansão urbana do Município de Constantina.

A audiência, convocada pela Administração Municipal, contou com a participação de representantes de empresas, entidades, Poder Executivo, Legislativo, delegados do Orçamento Participativo e comunidade em geral.

O debate contou com a assessoria do consultor Roger Machado, do IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos), que esclareceu, do ponto de vista jurídico e legal, diversas dúvidas relacionadas com o tema.

De acordo com Sônia Maria da Costa, secretária municipal da fazenda, o principal objetivo da reunião foi iniciar o debate, junto com a comunidade, sobre o planejamento dos espaços urbanos e também indicar algumas áreas que possuem potencial para urbanização, pois já contam com a presença de atividades industriais, comerciais e loteamentos.

“É um tema de extrema importância pois nós, enquanto cidadãos constantinenses, precisamos planejar o desenvolvimento do nosso município pensando no futuro. O principal objetivo deste debate é proporcionar que o crescimento de Constantina aconteça de forma organizada e ordenada. Temos que delimitar, por exemplo, quais são as áreas para a implantação de indústrias, quais são as áreas comercias e residenciais e quais os territórios possíveis para a expansão urbana. Hoje estamos dando o ponta pé inicial neste debate”, destacou o prefeito em exercício Adroaldo Araújo.

O prefeito Gerri Sawaris ressaltou que é uma necessidade do município planejar o espaço urbano, tendo em vista que a partir do ano 2000 a população urbana de Constantina passou a ser maior que a rural e, consequentemente, a cidade recebeu diversas obas e construções, sendo que esse crescimento nem sempre acontece de forma planejada.

“A audiência pública tem por objetivo chamar a comunidade para debater, junto com o poder executivo e legislativo, o crescimento do nosso município. A área urbana de Constantina está sendo expandida, várias empresas e loteamentos residencias estão implantados em espaços que, até então, eram considerados rurais. Precisamos incentivar que esse crescimento aconteça de forma planejada e ordenada e para isso queremos contar com a participação da comunidade”, destacou o prefeito Gerri Sawaris.

Durante a reunião, a equipe de engenharia da Prefeitura Municipal apresentou o mapa do município, apontando quais as áreas que podem ser consideradas urbanizáveis, tendo em vista que já contam com atividades urbanas (indústrias, estabelecimentos comerciais e loteamentos residencias).

A audiência pública aprovou que o Poder Executivo Municipal e o Legislativo deem sequência neste importante debate, sendo que, nos próximos meses, acontecerão novas reuniões para apresentação de propostas.