Administração Municipal incentiva produtores na adesão ao SUSAF

No último dia 23/05, o município de Constantina comemorou 2 anos de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, o SUSAF, sistema que permite que os produtores possam exportar alimento para todo o estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente, quatro empresas de Constantina fazem parte do SUSAF: Agroindústria Lazzaretti, Agroindústria Vetorazzi, Agroindústria Lazzaretti e Zatti e Agroindústria Jotti. Elas comercializam o alimento produzido por suas famílias para todo o estado, gerando renda e emprego.

O município, buscando incentivar que também a produção e abate de suínos possa fazer parte do SUSAF, está fornecendo o deslocamento de um profissional especializado do estado para treinamento e orientações do correto funcionamento de abate no Abatedouro Gheller.

Recentemente o Prefeito Fidelvino Menegazzo, juntamente com as Médicas Veterinárias Cibeli Grade Villa e Cristina Giacomoni, entregou as empresas o certificado do SUSAF completando dois anos e também o título de registro de Serviço de Inspeção Municipal.

De acordo com Cibeli, é essencial poder colaborar diretamente com a agricultura familiar do município e principalmente promover a saúde pública dos cidadãos por meio de uma alimentação nutritiva e de segurança alimentar.