Secretaria de Educação promove reunião com pais de alunos autistas

Na última quarta, 05/04, foi realizada a primeira reunião de pais de alunos Autistas de Constantina, em parceria com a Secretária de Educação, no espaço da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, contemplando a comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dia 02 de abril.

Neste evento, através da mediação da Psicóloga Jerusa Delatorre, ocorreu a primeira roda de conversas sobre experiências envolvendo a vivência com os filhos, desde o diagnóstico, ao tratamento e terapias. Foram compartilhados relatos de contextos cotidianos, como o doméstico e o escolar. Em um segundo momento, a Assistente Social, Julia Maria Goliva Dias, disponibilizou material informativo relativo à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), também falou sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e a possibilidade para criação de uma Associação de Pais.

A Secretária de Educação, Adinéia Rossetto Santin, também esteve presente na reunião. Em sua fala deu especial atenção ao trabalho de inclusão que vem sendo realizado pelas equipes das escolas, apontando a importância da capacitação de professores e monitores para o atendimento de alunos Autistas. Tais profissionais vêm participando de eventos de capacitação desde o início do ano letivo, através de cursos e palestras, disponibilizados por instituições como a CESURG e a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Sarandi (APAAS). A Secretária ainda fez a entrega do material pedagógico voltado ao público Autista, que será utilizado no atendimento especial (AEE) das escolas municipais. Foi posto também, a possibilidade de parceria entre os municípios de Constantina e Liberato Salzano, na disponibilização de transporte do público Autista Constantinense, a fim de usufruir do serviço de equoterapia desenvolvido pela equipe multidisciplinar do município de Liberato.

As escolas municipais de Constantina possuem hoje uma equipe multidisciplinar composta por diversas profissionais qualificadas para o trabalho com o público Autista, como a Psicóloga/Neuropsicóloga Jerusa Delatorre, a Psicopedagoga Débora Brasilista de Oliveira, também formada em Psicologia, as professoras do Atendimento Especial, Fernanda Rodrigues Baraldi, formada em Espanhol, Literatura e Português, e pós-graduada em Educação Especial Inclusiva, e Noeli Rigo Sabadin, formada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial e Gestão educacional, possuindo curso especifico de AEE e Autismo e a Assistente Social Julia Maria Goliva Dias, também formada em Antropologia e estudante de Direito.