Nota à comunidade: segurança nas escolas

Estamos todos profundamente chocados com os fatos ocorridos na cidade de Blumenau, no estado vizinho de Santa Catarina, que culminou com a morte de quatro crianças e feriu outras.
As autoridades em segurança pública tratam o caso como sendo um caso isolado.

Evidentemente, que a segurança escolar é imprescindível para que pais e responsáveis fiquem tranquilos ao deixar as crianças na escola.

Diante do ocorrido, o Prefeito Municipal de Constantina, o Vice-prefeito, Secretários Municipais reuniram-se de forma urgente com a equipe da Secretaria de Educação, bem como, as Diretoras de Escolas e o Tenente Denis Ferrareze, que é o comandante da Brigada Militar de Constantina, para uma análise da situação em nosso município.

Felizmente, em nosso município, vem sendo adotadas práticas que permitem dizer que a rede municipal de ensino oferece uma certa tranquilidade, no que tange à segurança nos estabelecimentos de ensino.

Evidentemente, para que haja segurança nas escolas públicas de maneira eficaz é fundamental ter atenção tanto internamente, quanto ao perímetro e arredores da escola, diminuindo assim, riscos possíveis a comunidade escolar.

Temos em pleno funcionamento no Município de Constantina, câmeras de monitoramento em todas as escolas da cidade. Todas as escolas estão cercadas. Os portões das escolas permanecem fechados e devidamente cadeados. Qualquer pessoa que precise acessar a escola tem que tocar a campainha, sendo atendida por pessoa responsável. Todas as escolas estão dotadas de alarme de incêndio. Sempre existe nos portões de acesso às escolas alguém da equipe diretiva para abrir e fechar os portões de acesso, bem como, acompanhar a entrada e saída das famílias e alunos.

No entanto, medidas de segurança escolar terão maior êxito, se planejadas corretamente e, para isso, é importante a participação mútua entre a escola, a comunidade e do apoio que temos recebido da Brigada Militar.
Assim, podemos dizer que as medidas de segurança escolar não podem ser postas em prática de forma precipitada, dada a complexidade do assunto, a eficiência aqui, depende do desenvolvimento de medidas que assegurem a tranquilidade e a manutenção da paz nas escolas.

O momento exige, muita serenidade, tranquilidade. Não é o momento para caos e nem para exploração política.

Quando se trata de segurança na escola deve-se levar em consideração não só o ambiente interno, mas também, o entorno da escola. Pensando nisso, estamos adotando medidas e as providências necessárias para ampliar a segurança da comunidade escolar, em nossa cidade que, é ordeira e pacífica e dentro breve, estaremos anunciando outras medidas que ampliarão a segurança de todos.