Prefeito Gerri recebe Prefeito do município de Pontão

Nesta segunda-feira, 13/01, o Prefeito Gerri Sawaris e a Secretária de Fazenda Sônia Maria da Costa receberam no gabinete o Prefeito de Pontão, Nelson José Grasselli, a Servidora Municipal Marilda Manica e a representante da EMATER Jussara Muller.
Na oportunidade, o Chefe do Executivo de Pontão falou sobre a implantação da Farmácia Viva no município. De acordo com o Ministério da Saúde, “No contexto da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do SUS, a Farmácia Viva compreende “todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos”. Em virtude de a maioria dos programas de fitoterapia no Brasil adotarem esse modelo, o Ministério da Saúde instituiu no SUS, em abril de 2010, a Farmácia Viva.”
A Secretária de Saúde já trabalha com a fitoterapia, terapia baseada em remédios feitos de plantas, e o modelo de Farmácia Viva viria para complementar e auxiliar na produção dos medicamentos.
A Administração Municipal de Constantina tem apostado nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que são reconhecidas pelo SUS e vem se mostrando cada vez mais eficientes para atender a saúde da população como um todo e complementar a medicina convencional, pensando nisto, considera importante conhecer como são aplicadas as PICS em municípios de nossa região.