Sucesso em Constantina, Festival das PICS reúne mais de 500 pessoas

No último sábado, 23/11, Constantina promoveu o 1º Festival Regional das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Mais de 500 pessoas participaram do dia de atividades, onde foram realizados mais de 1000 atendimentos nas mais de 20 práticas oferecidas.

Na abertura do evento, o Prefeito Municipal Gerri Sawaris e o Vice-Prefeito Adroaldo Araújo deram as boas-vindas aos participantes e reforçaram a importância de cuidar da saúde da população como um todo.
Adroaldo, que também é Secretário de Saúde, direcionou um agradecimento especial a comissão organizadora do evento, que não mediu esforços para que ele acontecesse da melhor maneira possível. Reforçou que a Administração Municipal acredita nas PICS, lembrando da aprovação do projeto de implementação das mesmas e também da realização deste grandioso evento.
Gerri também lembrou da importância de não somente acreditar em algo, mas também de fazer acontecer. “Pessoas diferentes, em momentos diferentes acreditam em projetos. Nós acreditamos nas PICS, investimos e estamos levando esse trabalho adiante. Pensando em promover saúde, em cuidar do nosso bem mais precioso, precisamos defender aquilo que é bom, e lutar constantemente para que isto permaneça”, afirmou o Prefeito.

O principal objetivo do evento foi promover saúde e também mostrar os benefícios que as práticas integrativas e complementares podem trazer para a população.

Hoje, Constantina conta com 4 práticas no município, que são reconhecidas pelo SUS. Yoga, Aurículoterapia, Fitoterapia e Arteterapia são ofertadas de forma gratuita para a população, através de indicação do profissional de saúde e também por opção, com o objetivo de prevenir doenças.
Mais de 45 oficineiros vindos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estiveram presentes, falando e demonstrando os benefícios de cada prática.

Rosana Reginatto, que trouxe ao Festival 3 práticas, é professora na formação de Yoga da Escola Pulsar Yoga e também já atuou como professora de Yoga em Constantina, destacou o trabalho importante que vem sendo realizado pela Administração: “É muito gratificante ver o crescimento do yoga no município, e todo esse trabalho com as PICS. É um mérito todo de vocês, estava tudo perfeito. Foi uma honra participar, e vai ser sempre uma honra voltar, pois eu valorizo demais todo esse trabalho. Com certeza Constantina está atingindo o objetivo de levar mais qualidade de vida para a população”, disse Rosana.

Karla Ariani, Pós-Graduada em Acupuntura e que trouxe a prática para o festival, lembrou da participação a população num evento que busca promover saúde. “Profundo, intenso e muito participativo. O que me surpreendeu foi o nível de participação das pessoas, principalmente da 3ª idade. Perguntando, interagindo, participando. Parabéns para os organizadores”, destacou.

A estudante da Unochapecó, Mara Nehring, que tem interesse em realizar uma pesquisa no município abordando as PICS, também elogiou a organização e promoção do evento. “Primeiro, me surpreendeu não só a estrutura e organização de vocês, mas a disposição para o trabalho, o capricho, a amabilidade e o conhecimento das pessoas que fizeram parte das oficinas foi incrível! Espero que a prática não só de prevenção, mas também de promoção saúde se dê a cada dia com mais incentivo e reconhecimento! PARABÉNS maiúsculo para vocês”.