SECRETARIA DE SAÚDE INICIA TRABALHO COM GRUPO DE CONTROLE AO TABAGISMO

Como parte de um conjunto de práticas de saúde preventiva, a Administração Municipal de Constantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando o Grupo de Controle ao Tabagismo, direcionado para pessoas que desejam parar de fumar.

Os encontros do grupo são realizados todas as terças-feiras, a partir das 13h, no Posto Central de Saúde, sendo que as atividades são coordenadas pela psicóloga Silvana Casagranda e pela enfermeira Janis Marcolan, contando também com o apoio da enfermeira Caroline Rossetto.

A terapia em grupo para controle do tabagismo é uma das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde, fazendo parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, sendo que cada município tem a autonomia para aderir a campanha e desenvolver as atividades.

De acordo com a Fundação do Câncer, o cigarro possui ao menos 70 substâncias cancerígenas e mais de 4.700 componentes tóxicos. Seu consumo é a principal causa de câncer de pulmão, boca e faringe, além de estar associado à hipertensão e ao diabetes. Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.

Nesse sentido, o Grupo de Controle ao Tabagismo tem por objetivo reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças relacionadas ao consumo direto e a inalação de derivados de tabaco, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de toda a população.

A pessoas interessadas em participar do Grupo de Controle ao Tabagismo podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (54) 3362-1447.

Tabagismo