SMEC promove Concurso de Redação com o tema “Cidadania Fiscal”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, está promovendo  Concurso de Redação para estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino  Fundamental, matriculados nas escolas municipais e estaduais de Constantina, com o tema “Cidadania Fiscal”. Confira o regulamento:

REGULAMENTO

Concurso de Redação com o tema “Cidadania Fiscal”.

Critérios de participação

1) O concurso se destina aos estudantes das seguintes CATEGORIAS: 5ª à 9ª anos do Ensino Fundamental.

2) Poderão participar do concurso os alunos das escolas municipais, escolas estaduais, localizadas no Município de Constantina- RS .

Para participar, os alunos deverão estar obrigatoriamente matriculados nas séries (categorias ) estipuladas no item 1 (um) deste regulamento.

3) Para participar, os alunos pertencentes às categorias acima mencionadas, deverão produzir uma redação com caneta esferográfica, na cor azul ou preta, durante o horário normal de aula.

4) Cada aluno participante receberá um formulário para a transcrição de sua redação, que deverá ser recolhido pelo professor responsável pela aplicação do concurso, e entregue à direção da escola que o encaminhará conforme o disposto no item II deste regulamento.

5) A redação (texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético) deverá ser inédita e pertinente ao tema, ter ideias e vocabulários compatíveis à sua categoria, obedecendo a um dos seguintes temas:

1. a) A importância social e econômica dos tributos.
  2. b) Gastos públicos em minha cidade – O que posso fazer para ajudar a controlá-los?
  3. c) O que aprendo participando do concurso de redação sobre cidadania fiscal?
  4. d) Sonegação e pirataria: causas e consequências

6) O texto deverá ter o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas e só poderá ser entregue em formulário próprio do concurso.

7) Cada aluno deverá concorrer, individualmente, com apenas uma redação.

8) Serão eliminadas as redações que não obedecerem aos temas e critérios deste regulamento.

II – Da seleção e envio do material

1) Cada escola deverá selecionar 3 (três) redações de alunos por turma, nas categorias já citadas .

2)Todas as redações de ALUNOS deverão ser acondicionadas em 2 (dois) envelopes separados: as redações de alunos selecionadas deverão ser colocadas em envelope com os dizeres: “CONCURSO DE REDAÇÃO – SELECIONADAS” , e as redações não selecionadas, bem como as sobras de formulários em branco deverão ser entregues em outro envelope com a identificação: “CONCURSO DE REDAÇÃO – NÃO SELECIONADAS E FORMULÁRIOS EM BRANCO”.

3) As redações deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 10 de outubro de 2017, junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

III – Dos resultados

1) Serão vencedoras as cinco redações que dentre as SELECIONADAS em cada categoria mencionada no item I obtiver em melhor nota nos quesitos “tema, coerência e

coesão”, junto à comissão julgadora composta por professores habilitados, definidos pela organização.

2) O nome dos 5 classificados/colocados por categoria do concurso, serão divulgados no mês de outubro do ano vigente, pelo site www.constantina.rs.gov.br, por programa de rádio da Prefeitura Municipal e Jornais Regionais.

.

IV- Da premiação

1) Serão premiadas as cinco melhores redações de cada uma das categorias mencionadas no item I (5ª ano e 9ª ano do ensino fundamental).

1º lugar R$ 150,00

2º lugar R$ 120,00

3º lugar R$ 100,00

4º lugar R$ 80,00

5º lugar R$ 50,00

VI – Do local e data da premiação

1)A data e o local da premiação serão divulgados no site da Prefeitura Municipal www.constantina.rs.gov.br

VII – Disposições gerais

1) O autor da redação é responsável pela utilização não autorizada de música, texto ou qualquer outro tipo de obra de terceiros em seu trabalho. Todos os ônus decorrentes de conflitos de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o autor do trabalho inscrito.

2) Os organizadores resguardam o direito de divulgação e de utilização das redações classificadas/vencedoras.

3) Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do CONCURSO DE REDAÇÃO sobre “Cidadania Fiscal”, e de tais decisões não cabem recursos