Secretaria Municipal de Agricultura incentiva a produção de laranja

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do programa Produzindo Diversidade, vem desenvolvendo uma série de ações com o objetivo de incentivar a diversificação da produção agrícola e aumentar a renda das propriedades rurais.

Na última semana, por exemplo, foram entregues mais de 13.500 (treze mil e quinhentas) mudas de laranja para produtores rurais que estão ampliando os pomares ou que estão iniciando a atividade da citricultura em suas propriedades.

Em entrevista concedida ao Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Constantina, o coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, Valdir Grison, informou que, atualmente, o município possui pouco mais de 150 hectares de pomares de laranja, sendo que para o ano de 2018 está prevista a implantação de mais 25 hectares.

“O nosso município já chegou aos 500 hectares de pomares de laranja mas, em consequência da baixa de preços em alguns anos, a área de pomares reduziu consideravelmente. Desde o ano passado estamos trabalhando para incentivar a citricultura e ampliar o número de hectares plantados. Os preços de mercado estão favoráveis para isso”.  Destacou Valdir Grison.

Valdir também ressalta  a capacidade da citricultura em gerar retorno para o município e para os agricultores: “se compararmos com outras culturas, por exemplo, 1 hectare de laranja gera o mesmo retorno para o agricultor que 10 hectares de soja. Podemos dizer que é uma atividade que gera um bom retorno por área de terra, mesmo nos períodos de baixa de preços”.

O coordenador  da Secretaria de Agricultura também colocou a equipe à disposição para prestar as devidas orientações técnicas aos agricultores que desejam ampliar ou iniciar a atividade da citricultura.

Confira a entrevista realizada com o coordenador municipal de agricultura, Valdir Grison, no Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Constantina: