SECRETARIA DE SAÚDE ULTRAPASSA MIL EXAMES PREVENTIVOS NO ANO

1.057 exames realizados em 2013 com aumento de 126% em comparação com 2012

         Dando prioridade a questão da prevenção a Secretaria Municipal de Saúde de Constantina tem trabalhado fortemente no sentido de que as mulheres realizem o exame preventivo de câncer de colo de útero.

No mês de abril de 2013 foi realizado o DIA D DE SAÚDE DA MULHER com atividades durante todo o sábado e na oportunidade foram realizados 168 exames num único dia.

Previna-se

Diariamente são realizados exames pelas enfermeiras da equipes de saúde e no mês de outubro deste ano, denominado OUTUBRO ROSA, a Secretaria de Saúde implantou terceiro turno para saúde da mulher com atendimento todas as terças-feiras das 17 às 20 horas, oportunizando principalmente as mulheres que trabalham durante o dia na realização do exame. Também em todas as terças-feiras do mês de outubro, pela parte da tarde, foi designada uma enfermeira somente para atender as mulheres para fazer o exame. O resultado de tudo isso é que foram realizados 241 exames somente neste mês.

Até o dia 31 de outubro de 2013 a Secretaria de Saúde de Constantina atingiu montante de 1.057 exames realizados, um aumento de 126% se comparado aos 467 exames realizados em 2012.

O Secretario de Saúde Vilson Menegazzo destacou a colaboração das enfermeiras Helena Lucietto, Marina Novelo Alievi, Lilia Willers, Camila Perin, Josiane Mafessoni e Joice Fátima Cenci que além de realizarem exames diariamente conforme a demanda estiveram trabalhando no terceiro turno no mês de outubro, das 17 às 20 horas.

Vilson destacou ainda a parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer que auxiliou diretamente em toda a campanha realizada.

Compartilhe