Secretaria de Saúde promove campanha de incentivo a amamentação

Trata-se da campanha Agosto Dourado, que ocorre em diversos países do mundo e simboliza a luta pelo incentivo a amamentação, nesse período são celebradas a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno.

Neste ano, a campanha Agosto Dourado tem como tema: “aleitamento materno, a base da vida”.

De acordo com a Aliança Mundial para Ação em Amamentação: “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida das crianças e das mães”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento é fundamental desde a sala do parto, exclusivo e em livre demanda até o 6° mês, podendo ser estendido até os dois anos ou mais. O leite materno fortalece a saúde física, mental e emocional da criança, contribuindo para uma estrutura inicial fortalecida.

Com o objetivo de difundir a campanha em nosso município e incentivar a amamentação, na última sexta-feira,03, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação para as agentes de saúde e para as visitadoras do Primeira Infância Melhor (PIM). Na oportunidade, a nutricionista Rosane Gonzatti e a enfermeira Elisangela Giacomoni apresentaram algumas informações e orientações técnicas sobre a importância do aleitamento materno.

Durante as visitas, que são realizadas periodicamente, as agentes de saúde e visitadoras do PIM estarão repassando algumas informações da campanha Agosto Dourado e orientando a comunidade sobre a importância da amamentação.