Secretaria de Saúde desenvolve projeto de Danças Urbanas com crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Atenção Básica – NAAB, dentro de um conjunto de ações que visam promover a saúde preventiva, está desenvolvendo um projeto voltado para atender crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino de Constantina, através de oficinas de Danças Urbanas.

As aulas são realizadas todas as sextas-feiras, no Centro Cultural José Rugeri, sendo ministradas pelo educador físico Samuel de Paula. Além de participarem das oficinas de dança, os alunos também contam com o acompanhamento da equipe de psicólogas do NAAB, que periodicamente realizam avaliações sobre o andamento e os resultados do projeto.

Podem participar todas as crianças e adolescentes, até os 17 anos, que estudam na rede Municipal e Estadual de ensino de Constantina. Os interessados devem realizar a inscrição com a equipe do NAAB, na Secretaria Municipal da Saúde ou através do telefone (54) 3363-1447.

Durante esta semana, o professor Samuel de Paula e as psicólogas do NAAB, Simone Pinheiro e Shaiane Ludke, realizaram algumas atividades nas escolas do nosso município, com o objetivo de divulgar o projeto, falar sobre a importância da dança para a saúde e convidar os alunos para participarem.

A prática da dança é uma importante aliada das pessoas que desejam uma vida saudável, pois traz muitos benefícios, dentre eles o aprimoramento da coordenação motora, o alívio do estresse, a melhora cardiorrespiratória e a otimização do condicionamento aeróbico. As danças urbana (street dance) também contribuem para a valorização das diversas expressões culturais.