REALIZADA ASSEMBLEIA COM DELEGADOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Na quinta-feira, 14 de dezembro, o Poder Público Municipal esteve reunido com o Conselho Municipal do Orçamento Participativo, onde foi apresentado para os delegados, representantes de cada bairro e cada comunidade de Constantina, sobre a situação financeira no ano de 2017 e também sobre a previsão orçamentária para 2018.
Na oportunidade os delegados realizaram uma avaliação sobre os trabalhos desenvolvidos no ano de 2017 e deram sugestões para o próximo ano.
Uma das áreas apontadas como prioritárias pelo Conselho do O.P é a área da saúde, onde todos os delegados apontaram a necessidade de dar atenção especial ao hospital da AHCROS e também para o fortalecimento dos programas de saúde preventiva como, por exemplo, o trabalho que vêm sendo desenvolvido com as aulas de yoga.
Na área de obras e infraestrutura, os delegados do O.P apontaram que a prioridade para o próximo ano deve ser a manutenção das estradas gerais e o consórcio para aquisição da usina asfáltica.
Na avaliação do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, entendendo que o Brasil está passando por um momento de crise financeira, os governos municipais devem direcionar as energias para o cuidado e a valorização do que temos de mais importante, que são as pessoas. Nesse sentido, os recursos devem ser utilizados para atender, principalmente, as necessidades básicas da população como, por exemplo, a saúde, educação e manutenção de estradas. Também foi dado destaque para a proposta de intensificar programas alternativos que, no geral, possuem baixo custo financeiro e geram bons resultados para a comunidade, citou-se como exemplo as aulas de yoga e karatê e o programa Ação Comunitária. Além disso, surgiu como apontamento que se ampliem as medidas visando aumentar a arrecadação do município, tendo como exemplo a Campanha Sua Nota Vale Prêmios.
Na opinião de um dos delegados do OP “estamos passando por um período de crise econômica em todo país, sendo que não é momento de pensarmos em grades eventos e grandes obras, mas sim de garantir que as necessidades básicas da comunidade sejam atendidas”.
O prefeito Gerri destacou o importante papel que os delegados do O.P cumprem na fiscalização e na gestão participativa do governo municipal, sendo os principais elos de ligação entre a comunidade e a Administração Pública.

Reunião dezembro