Realizada a 5ª Conferência Municipal de Saúde em Constantina

Na última sexta-feira, 05/03, aconteceu no Clube Comercial de Constantina a 5ª Conferência Municipal de Saúde.
Cerca de 90 pessoas estiveram reunidas para discutir o tema Democracia e Saúde, onde os presentes foram divididos em três grupos que discutiram os seguintes eixos: direito a saúde; Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Estiveram presentes o Prefeito Municipal Gerri Sawaris, o Vice-prefeito e Secretário de Saúde Adroaldo Araújo, a enfermeira Caroline Rossetto, a Delegada Interina da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Patrícia de Carli, o Engenheiro de Segurança do Trabalho da 15ª CRS, Renan Soares Fagundes e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rogério Fassini.
Na oportunidade, o Vice-prefeito e Secretário da Saúde Adroaldo falou sobre a importância de promover eventos com a participação popular, para que possamos juntos construir a saúde pública que desejamos.
Patrícia falou sobre a importância de discutir abertamente sobre o Sistema único de Saúde. “Saúde significa geração de emprego, de riqueza, de renda. O que precisamos para produzir, trabalhar, é ter saúde. Saúde mental, física. Ter acesso a saúde num sentido amplo, que prevê aspectos sociais como moradia, como trabalho. Debater esse tema num momento como esse, que se tem uma emenda constitucional que congela gastos em saúde, se tem alguns discursos de que a gente precisa reduzir o valor gasto nas despesas primárias é muito importante. A população precisa estar monitorando a gestão pública em saúde nas suas três esferas”, comentou Patrícia.
Os três grupos de trabalho discutiram e levantaram pautas como uso e fiscalização de agrotóxicos, alimentação saudável, políticas de uso racional de medicação, criação e estruturação de um hospital público e regional 100% SUS, participação popular em conselhos de saúde, destinação de valores da união para serviços públicos de saúde e congelamento dos investimentos da área.
No evento, também foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde, que acontece em maio, em Porto Alegre. Representando os profissionais de saúde, Taíse Lazaretti, e suplente Adroaldo Araújo. Representando usuários do SUS, Rogério Fassini e suplente Antonio Volpi.