Realizada 1ª Conferência Municipal do Idoso de Constantina

No último dia 22 aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a 1ª Conferência Municipal do Idoso.
Cerca de 50 idosos participaram da Conferência que tinha como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas.
A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito Municipal Gerri Sawaris, vice-prefeito Adroaldo Araújo, Primeira-dama Veronica Boemo Sawaris, Presidente do Conselho Municipal do Idoso Caroline Rossetto e Vice-presidente do Conselho Adelar Berlezi.
O Vice-prefeito e Secretário da Saúde Adroaldo Araújo, abriu a Conferência falando da criação de políticas públicas nas áreas saúde, educação e assistência social voltadas ao idoso e afirmou que esse foi o primeiro passo de uma importante causa, que precisa ser discutida e fortalecida para atender uma população que vem crescendo cada dia mais. O Prefeito Gerri Sawaris falou sobre nosso verdadeiro tesouro, que é a saúde em todos os seus aspectos e da preocupação que a Administração Pública tem com essa parcela da população, tendo criado, ano passado, o Conselho da Pessoa Idosa em nosso município.
Durante a tarde, os idosos foram divididos em quatro grupos, onde puderam conversar e definir pautas que consideram importantes para serem atendidas e levadas a Conferência Estadual, que acontece em maio, em Porto Alegre. Entre as reivindicações estão: garantia dos direitos fundamentais do idoso, criação de centros de convivência, educação e oficinas de tecnologias e o fortalecimento do Conselho do Idoso, com maior participação e promoção de atividades voltadas ao idoso e as suas famílias.
Após o coffee break, foram votadas as pautas e Adelar Berlezzi foi eleito para representar os idosos na Conferência Estadual de Saúde da Pessoa Idosa.