Projeto Municipal é citado como exemplo em palestra no I Festival de Yoga de Chapecó e Região

No último final de semana, 21 e 22/09, Constantina foi citada como exemplo durante uma palestra que falava sobre o Yoga no Sistema Único de Saúde.
A Secretária da Fazenda e professora de Yoga de Constantina, Sônia Maria da Costa, levou ao evento o tema “Yoga no SUS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”. Na oportunidade, Sônia falou sobre a inclusão da prática do Yoga no Sistema Único de Saúde, e da experiência do município de Constantina na implementação deste projeto para promover saúde a população.

Hoje, Constantina atende de forma gratuita cerca de 400 pessoas, divididas em turmas com indicação médica e turmas para a prática integrativa.
O Yoga é, comprovadamente, uma prática que auxilia no combate de doenças que afetam grande parte da população como pressão alta, ansiedade e depressão. A prática também é indicada pois, a longo prazo, ela fortalece a musculatura, alivia dores no corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção.
Segundo relatos dos próprios praticantes e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, os benefícios são uma realidade que vem chamando a atenção da população, que tem procurado ainda mais a prática.

No sábado, 21, um ônibus saiu de Constantina para participar do evento na cidade de Chapecó. O Prefeito Municipal Gerri Sawaris e a Primeira-Dama Veronica Boemo Sawaris, que também são praticantes, estiveram prestigiando o festival e também conversaram com os presentes sobre a iniciativa de abrir as portas para esta prática, que está sendo cada vez mais reconhecida por profissionais de saúde.