PROJETO DE YOGA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CONSTANTINA É DESTAQUE EM SEMINÁRIO ESTADUAL

No dia 04 de maio de 2018 foi realizado em Porto Alegre o  1° Seminário “Mulheres que Vivem com Dor”. Uma promoção da Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul com o objetivo de discutir sobre as mais variadas formas de dores e doenças que podem afetar a vida das mulheres, apresentando algumas experiências convencionais e alternativas de diagnóstico, prevenção e tratamento.

Um dos relatos expostos, e que foi destaque durante o seminário, foi sobre a experiência  das aulas de yoga, que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Constantina através do projeto “Arte e Vida Saúde: Práticas Integrativas”. Na oportunidade, os coordenadores do projeto apresentaram uma pesquisa realizada com os alunos.

O Projeto “Arte e Vida Saúde: Práticas Integrativas”, da Prefeitura Municipal de Constantina, trabalha atualmente com 12 grupos semanais, atendendo mais de 300 pessoas de várias faixas etárias, que além da prática de yoga participam de oficinas de Fitoterapia e Ervas Medicinais. A cada 5 meses são realizadas avaliações com os participantes do projeto, visando analisar os resultados e buscar a constante melhoria.

Para a realização da pesquisa apresentada foram entrevistados 105 alunos, sendo que 91% deles afirmam que obtiveram resultados positivos após iniciar a prática da Yoga. Entre as mudanças positivas citadas pelos participantes destacam-se: alívio de dores crônicas e dores na coluna, melhoria na saúde mental e emocional, alívio do estresse e melhores noites de sono. Um dado que chamou a atenção durante o Seminário foi de que 86% dos alunos do projeto são do sexo feminino, fazendo com que seja considerado também um instrumento de valorização e integração das mulheres do nosso município.

Tendo em vista os bons resultados apresentados pelo projeto, um dos encaminhamentos do 1° Seminário “Mulheres que Vivem com Dor” foi de que o Município de Constantina será sede da 2° edição do evento, que acontece no ano de 2019, onde, juntamente com outros municípios do estado, vamos poder aprofundar o debate em relação a saúde das mulheres.

Representaram o Município de Constantina durante o seminário: o professor de yoga Altemir Berti, a psicóloga da Prefeitura Municipal Sirlei Lazzaretti e a vereadora Cleusa Tomazeli.