PROJETO ARTE E VIDA JOVENS E ADOLESCENTES RETOMA AS ATIVIDADES

Na quarta-feira (14/03), nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, foi realizada a abertura das atividades de 2018 do Projeto Arte e Vida Jovens e Adolescentes. Na oportunidade o Prefeito Gerri Sawaris, a Primeira Dama Verônica Boemo Sawaris, a Vice-primeira dama Elizete Marcon Araújo e a equipe da Secretaria de Assistência Social, conversaram com os jovens que participam do projeto, destacando os objetivos e a importância das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.

O Projeto Arte e Vida Jovens e Adolescentes é direcionado para crianças e adolescentes do Bairro São Roque, que estudam na rede pública de ensino, sendo que as atividades são realizadas em turno inverso ao da sala de aula. Atualmente o projeto atende cerca de 30 alunos, que durante o ano terão oportunidade de participar de aulas de Canto Coral, Banda Marcial e de palestras e capacitações dos mais variados temas. Além disso serão disponibilizadas, de forma optativa, aulas de violão e de manicure.

De acordo com Dirce Zatti, uma das coordenadoras da Secretaria de Assistência Social, o principal objetivo do projeto é proporcionar que as crianças e adolescentes do Bairro São Roque tenham mais uma opção educacional, que além de fortalecer a formação escolar vai contribuir para despertar os jovens para o exercício pleno da cidadania. Dirce ressalta que “uma comunidade está no caminho do desenvolvimento quando a educação da juventude passa a ser uma das principais preocupações. Precisamos oportunizar que as nossas crianças e adolescentes tenham acesso à cultura, à cidadania e à formação profissional, dessa forma teremos pessoas mais solidárias e preparadas para o mundo”.

Para  a coordenadora Tatiane Coelho Araújo ” é notável os avanços que tivemos desde a implantação do Projeto Arte e Vida Jovens e Adolescentes, percebemos que o rendimento escolar dos participantes foi potencializado, além disso as crianças estão tendo contato com novos conhecimentos e diferentes expressões culturais, o que é importante para despertar a criatividade e melhorar as expectativas de vida de cada um. Queremos que do nosso projeto saim futuros professores, artistas, médicos, enfim, que os participantes tenham a oportunidade e estejam motivados para continuar estudando e buscando uma condição de vida cada vez melhor. Mas, principalmente, queremos formar sujeitos que compreendam os verdadeiros valores da cidadania e sejam protagonistas de suas próprias histórias”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Gerri Sawaris destacou que o maior legado que podemos deixar para a nossa sociedade é a valorização das pessoas e o fortalecimento da educação, especialmente quando falamos sobre juventude. “Para além de nos preocuparmos com a construção de grandes obras, precisamos oportunizar que as pessoas da nossa comunidade, especialmente os jovens, se tornem sujeitos capazes de transformar a sociedade de forma positiva, para isso é fundamental o fortalecimento da educação e de projetos sociais como o Arte e Vida. Não é um governo sozinho que vai mudar a realidade de uma cidade ou de um país, mas sim, a ação coletiva e consciente de todas e todos”, concluiu o prefeito.

arte e vida