PROJETO ARTE E VIDA – DANÇA E SAÚDE: ATIVIDADES ESTÃO EM ANDAMENTO

A Administração Municipal de Constantina tem como uma das principais preocupações a promoção da saúde preventiva, sendo que várias ações são desenvolvidas com este objetivo. Por meio das práticas integrativas do SUS busca-se a prevenção de doenças e uma melhor  qualidade de vida para a população.

A prática da dança é uma importante aliada das pessoas que desejam uma vida saudável, pois traz muitos benefícios, dentre eles o aprimoramento da coordenação motora, o alívio do estresse, a melhora cardiorrespiratória e a otimização do condicionamento aeróbico.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo o Projeto Arte e Vida – Dança e Saúde, que tem por objetivo promover a saúde preventiva  através da dança e da expressão corporal. As aulas do projeto são ministradas pela professora Giovana Tozo e acontecem todas as terças-feiras, no Centro Cultural José Rugeri.

Atualmente o “Arte e Vida – Dança e Saúde” atende cerca de 100 alunos, trabalhando com quatro turmas abertas, compostas por crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos, que participam das atividades no turno inverso ao de sala de aula. Com estas turmas são abordadas, principalmente, as sequências coreográficas, a postura e a expressão corporal. Também existem duas turmas de cunho terapêutico, onde a dança é explorada como uma ferramente capaz de contribuir com a saúde corporal e mental.

“A dança tem uma importância muito ampla quando falamos em promoção de saúde, pois contribui com diversos aspectos do nosso corpo e da nossa mente como, por exemplo, o desenvolvimento motor, cognitivo e criativo. O principal objetivo do nosso trabalho é integrar as pessoas através da arte, promovendo a saúde e também a valorização cultural” destaca a professora Giovana Tozo.

As pessoas interessadas em participar do Projeto “Arte e Vida – Dança e Saúde” devem fazer a inscrição junto a direção de suas respectivas escolas ou na Secretaria Municipal de Saúde.