PROFESSORES DA REGIÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, nas dependências do Centro Cultural de Constantina, foi realizada uma formação pedagógica com os professores dos municípios de Constantina, Novo Xingu, Engenho Velho e Liberato Salzano. A atividade foi construída através de uma parceria firmada entre as prefeituras  dos municípios citados, direção das escolas e Universidade Federal da Fronteira Sul.

Durante todo o dia os professores acompanharam apresentações artísticas, participaram de aula de yoga e também dialogaram com a equipe da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde foi realizado um amplo debate sobre o rumo da educação e os  desafios dos educadores.

O Programa de Formação Continuada Caminhos da Práxis é um dos projetos de extensão da UFFS que visa contribuir com a formação pedagógica de educadores, através de parcerias com municípios e escolas da área de abrangência da Universidade. De acordo com  Ademir Bazzeti, assessor pedagógico da pró reitoria de extensão da UFFS, o projeto tem por objetivo aproximar a universidade da sociedade, percebendo os reais anseios da comunidade e contribuindo para o fortalecimento da educação pública, em todos os níveis, Ademir enfatiza que um dos principais desafios do “Caminho da Práxis” é o de mesclar o conhecimento teórico, produzido na acadêmia, com a vivência prática e a realidade de cada escola, buscando compreender a dinâmica da educação básica.

Para Jeronimo Sartori,  coordenador do Programa Mestrado Profissional em Educação  da UFFS, é de extrema importância que os educadores realizem constantemente momentos de reflexão coletiva, buscando compreender e acompanhar as mudanças diárias que ocorrem na educação e nos métodos de ensino/aprendizagem, por isso é fundamental que o Poder Público e as instituições de ensino incentivem e fortaleçam projetos e atividades com esse objetivo.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Silvana Gheller, a atividade teve por objetivo marcar o início do ano letivo 2018 através da provocação de debates importantes, que vão contribuir para a constante melhoria da educação básica e dos processos pedagógicos, em Constantina e em toda a nossa região. Silvana destaca que esta foi a primeira atividade realizada em parceria com a UFFS, sendo que ao longo do ano letivo serão realizados diversos trabalhos conjuntos, que darão continuidade ao processo de formação pedagógica dos professores.