PROFESSORES ALFABETIZADORES DOS MUNICÍPIOS DE CONSTANTINA E NOVO XINGU ENCERRAM SUA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO

O PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal e Entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo aos 08 anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A qualificação e formação dos professores também fazem parte do acordo, pois quanto mais qualificados, valorizados e motivados estiverem os professores maiores e melhores serão os resultados nas aprendizagens dos alunos.

Os municípios de Constantina e Novo Xingu, durante o ano de 2013, realizaram a formação continuada de 120h, a todos os professores alfabetizadores (que lecionam para 1º, 2º e 3º anos).

Foram encontros quinzenais, orientados pelas professoras Marines Fátima Tenedini e Mariléia Salete Martinelli, que receberam formação na UFSM. O Programa tem também a coordenação das professoras Jurema Strapasson Da Silva e Dinamara Bressan Giacomini. A formação sempre contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação dos municípios.

Os professores que participaram do curso estão bastante envolvidos com as atividades propostas e também preocupados com a busca de soluções para que realmente os seus alunos alcancem uma aprendizagem de qualidade e possam tornar-se cidadãos de direito e de fato.

No dia de hoje, 4 de novembro, a partir das 17h30min, no Centro Cultural de Constantina, acontecerá o encerramento da formação para este ano de 2013, onde na oportunidade os professores estarão demonstrando às autoridades, demais colegas professores e comunidade algumas práticas pedagógicas significativas em seu fazer pedagógico, bem como relatando experiências que proporcionaram um maior envolvimento dos alunos na sua aprendizagem.