PROFESSORES ALFABETIZADORES DOS MUNICÍPIOS DE CONSTANTINA E NOVO XINGU ENCERRAM FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO

O PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal e Entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo aos 08 anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

DSC00854 (1)

A qualificação e formação dos professores também fazem parte do acordo, pois quanto mais qualificados, valorizados e motivados estiverem os professores maiores e melhores serão os resultados nas aprendizagens dos alunos.

Os municípios de Constantina e Novo Xingu, durante o ano de 2013, realizaram a formação continuada de 120h, a todos os professores alfabetizadores (que lecionam para 1º, 2º e 3º anos).

DSC00857 (1)

O encerramento ocorreu na noite do dia 4 de novembro no Centro Cultural José Rugeri, professores de 9 escolas de ensino fundamental dos municípios de Constantina e de Novo Xingu, na oportunidade os professores demonstraram às autoridades, colegas professores e comunidade algumas práticas pedagógicas significativas em seu fazer pedagógico, bem como relataram experiências que proporcionaram um maior envolvimento dos alunos na sua aprendizagem.

Os encontros do PNAIC foram quinzenais, orientados pelas professoras Marines Fátima Tenedini e Mariléia Salete Martinelli, que receberam formação na UFSM. O Programa tem também a coordenação das professoras Jurema Strapasson Da Silva e Dinamara Bressan Giacomini. A formação sempre contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação dos municípios.

DSC00863 (1)

Os professores que participaram do curso estão bastante envolvidos com as atividades propostas e também preocupados com a busca de soluções para que realmente os seus alunos alcancem uma aprendizagem de qualidade e possam tornar-se cidadãos de direito e de fato.