Prefeitura de Constantina economiza R$ 300 mil com secretários

Confira a matéria publicada, nesta terça feira (05/02), no Correio do Povo:

Prefeitura de Constantina economiza R$ 300 mil com secretários

Executivo optou por funcionários do quadro de carreira do município para comandar pastas

A Prefeitura de Constantina, no Norte do Estado, deixou de gastar, desde abril do ano passado, R$ 300 mil ao deixar de nomear titulares em sete secretarias. As pastas da Saúde, Educação, Obras, Administração, Indústria e Comércio, Fazenda e Agricultura são comandadas por funcionários do quadro de carreira. Segundo o prefeito Gerri Sawaris, em vez de pagar o valor que ganharia uma pessoa fora do quadro, o poder público garante aos servidores que exercem a função de secretários seu salário normal e mais R$ 950,00 como Função Gratificada.

“Com isso, economizamos R$ 4 mil por mês por secretaria e isso garante redução de despesas e a possibilidade de garantir os serviços básicos, nas mais diversas áreas, em favor da população”, observa Sawaris. O chefe do Executivo lembra que o vice-prefeito responde pelas pastas da Saúde, Assistência Social e Indústria e Comércio. “Adotamos essa fórmula, diante da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS e da crescente despesa que o município enfrenta para manter os serviços em todas as áreas, especialmente da saúde.”

O prefeito informou que Constantina possui pouco mais de 10 mil habitantes e o número de funcionários do município chega a 300. Sawaris disse ainda que a população concorda com a decisão de não nomear secretários fora do quadro de funcionários. “Evidentemente que ocorre alguma pressão política, mas neste caso levamos em conta as finanças do município, priorizando a prestação de serviços de qualidade, o que efetivamente o povo deseja”, conclui.

Autor: Agostinho Piovesan

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2019/2/672706/Prefeitura-de-Constantina-economiza-R-300-mil-com-secretarios