Poder Público Municipal da primeiros passos para acompanhar o Censo 2020

A Administração Municipal está atenta a realização do Censo 2020, pois o número de habitantes do município está diretamente ligado a uma das principais receitas de arrecadação de Constantina. O Fundo de Participação dos Municípios – FPM, é o valor repassado pela União aos municípios, e é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes.
O Poder Público realizou diversos movimentos em relação a este assunto, tendo apresentado Recurso Administrativo ao IBGE nos anos de 2017 e 2018, com contagem do número de habitantes, que não é atualizado desde 2010 pelo Instituto.
Atualmente, Constantina está na faixa do coeficiente 0.6, onde se enquadram municípios que tenham até 10.188 habitantes. A expectativa para o próximo censo é de que Constantina ultrapasse este número, para que o município passe para a faixa do coeficiente 0.8, o que aumentará o FPM do município em cerca de 2 milhões e meio.
Pensando nisto, na tarde de ontem, 25, o Prefeito Gerri Sawaris recebeu no Gabinete Thiago Soares e Luiz Fernando Mourão, servidores do IBGE Carazinho, que estão tratando sobre a criação de uma comissão para acompanhar o censo 2020 em Constantina.
Esta comissão será constituída por pessoas do município, representantes de entidades e da sociedade civil, que farão parte do processo das atividades preparatórias e também de coleta de dados. O censo está previsto para acontecer em agosto de 2020.