Palestra trata sobre o tema da depressão

Na última sexta-feira (14), a comunidade constantinense compareceu ao Centro Cultural José Rugeri para assistir uma palestra com o médico psiquiatra Vilson Riffel, que tratou sobre o tema da depressão.

A palestra foi promovida pela Administração Municipal de Constantina, através da Secretaria de Saúde, fazendo parte da Campanha Setembro Amarelo.

A campanha Setembro Amarelo tem por objetivo promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção.

Durante a sua fala, o médico Vilson Riffel destacou a importância de conversar sobre esse tema. “O melhor remédio para a depressão é falar sobre, a pessoa que está passando por algum sofrimento psicológico precisa se abrir, perceber que não está sozinha”. Ressaltou Vilson.

O médico também falou sobre algumas maneiras de prevenir a doença. “Além do acompanhamento profissional é fundamental que as pessoas mantenham hábitos saudáveis como, por exemplo, praticar diariamente 30 minutos de exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada”. Além disso, ressaltou que as Práticas Integrativas Complementares (PICs) são ferramentas importantes para contribuir com a saúde mental da população.

O Vice-prefeito e Secretário de Saúde, Adroaldo Araújo, destacou o compromisso da Administração Municipal de Constantina com a saúde preventiva. “Uma das nossas principais metas, enquanto Secretaria de Saúde, é evitar que a população fique doente, por isso estamos nos esforçando para manter e ampliar as Práticas Integrativas Complementares que são ferramentas que contribuem para manter a saúde do corpo e da mente, prevenido, por exemplo, doenças como a depressão”. Ressaltou Adroaldo.

A Administração Municipal de Constantina agradece todas as pessoas que compareceram ao evento e também ao médico Vilson Riffel pela importante palestra proferida.