Orçamento Participativo: realizada a primeira rodada de assembleias

Nos meses de março, abril e maio do corrente ano, a administração municipal esteve realizando as assembleias do Orçamento Participativo. No total, foram realizadas 31 reuniões, com diversos bairros, comunidades e entidades sociais de Constantina, onde foram ouvidos mais de 900 cidadãos de nosso município. O Orçamento Participativo tem como principal objetivo possibilitar a participação popular na gestão pública municipal, fortalecendo a democracia participativa.

No município de Constantina, a utilização do Orçamento Participativo, como ferramenta de gestão democrática e popular, está sendo retomada neste ano de 2017, sendo que o objetivo é  de fortalecer, cada vez mais, os instrumentos de participação da comunidade nas tomadas de decisões.

Durante as reuniões, foram realizados relatos de como funciona a arrecadação financeira do nosso município e onde são investidos os recursos, sobre as  ações que o governo está desenvolvendo e, principalmente,  foram ouvidas as principais demandas e sugestões de cada comunidade. As sugestões levantadas em cada assembleia estão sendo utilizadas para a formulação do Plano Plurianual de Constantina, que vai servir como base para a execução das ações da Administração Municipal nos próximos quatro anos.

As assembleias também indicaram os representantes que vão compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação.  Este conselho vai passar a funcionar a partir  do mês de junho e será composto pelos representantes da comunidade, vereadores e Administração Municipal, tendo como função discutir e planejar de forma estratégica o desenvolvimento de Constantina, pensando a curto, médio e longo prazo.

Entre as áreas citadas como prioritárias pela comunidade, destacam -se:

• Fortalecimento e ampliação do hospital da AHCROS, garantindo o funcionamento do bloco cirúrgico;
  • Trazer para Constantina mais especialidades no atendimento em Saúde, como por exemplo, ginecologista, psiquiatra, pediatra, entre outros;
  • Construir um projeto de desenvolvimento consolidado, que garanta a geração de emprego e renda;
  • Infraestrutura: priorizar a manutenção das estradas gerais no interior do município;
  • Educação: fortalecimento da educação básica. Fortalecimento e ampliação da UAB, ampliando a oferta de cursos superiores. Ofertar cursos técnicos e profissionalizantes em nosso município.
  • Agricultura: fortalecimento da agricultura, criando programas que incentivem as diversas atividades produtivas, fortalecer e ampliar a patrulha agrícola, incentivar a diversificação da propriedade e a sucessão familiar no meio rural;

Além disso foram levantadas diversas outras sugestões na área da saúde, obras, educação, agricultura e demandas gerais, que também serão discutidas pelo Conselho de Desenvolvimento e Participação, e inclusas no Plano Plurianual.

A Administração Municipal agradece e parabeniza todas as comunidades e pessoas que estiveram participando das assembleias, pensando no desenvolvimento de nosso município e contribuindo para a construção de um governo democrático e popular. Convidamos a toda a população para participar, cada vez mais, dos espaços coletivos de decisão.  Só vamos conseguir avançar  e construir o desenvolvimento, se nos organizarmos enquanto cidadãos em busca de alternativas conjuntas.

Laranjeirs 3

noturno 2