Conscientização no Trânsito: PRF Realiza Trabalho Com Escolas de Constantina

Na terça-feira (24/04) e na quarta-feira (25/04) as escolas municipais e estaduais de Constantina, bem como a APAE, participaram de diversas atividades proporcionadas pelo Projeto Cinema Rodoviário, através do Ônibus Multimissão da Policia Rodoviária Federal (PRF), onde, de uma maneira divertida e descontraída, foram geradas algumas reflexões sobre o trânsito consciente.

O projeto da PRF, por meio da circulação de um ônibus equipado com cinema, tem por objetivo oportunizar momentos de reflexão e conscientização sobre o trânsito. Os estudantes puderam, através de videos e palestras educativas, conhecer um pouco dos principais problemas que existem no trânsito e de como podem ser prevenidos, debatendo sobre qual deve ser o comportamento adequado dos motoristas e pedestres para que se evitem acidentes.

A PRF possuí, no total, 5 ônibus como este em todo o país, sendo que um deles é responsável por atender os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A visita ao município de Constantina foi articulada pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Rezende Teixeira, Policial Rodoviário Federal, o Projeto Cinema Rodoviário é uma ação da PRF executada em todo o país, que tem por objetivo despertar a consciência da população, principalmente das crianças e adolescentes, sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito.

“O Cinema Rodoviário foi implantado com o objetivo de proporcionar uma mudança de cultura na sociedade brasileira. Em nosso país, todos os anos, mais de 40 mil pessoas são mortas no trânsito, sendo que a maioria dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas e pedestres. Precisamos despertar a consciência de que toda a sociedade é responsável por isso, para juntos mudarmos essa triste estatística. O nosso trabalho é focado principalmente nas crianças, pois muitas vezes elas conseguem mudar, com maior facilidade, as atitudes de seus pais ou das pessoas próximas ” ressaltou Rezende.