Novas orientações – Modelo de cogestão Protocolo de BANDEIRA VERMELHA

Nesta semana o município de Constantina retorna ao modelo de Cogestão, seguindo protocolo de BANDEIRA VERMELHA.
 
Confira como deve funcionar comércio e serviços:
 
Supermercados; Farmácias; Postos de Combustível; Clínicas de Saúde; Serviços de Assistência Social; Óticas; Agropecuárias; Clínicas Veterinárias; Oficinas; Lojas de materiais de construção; Lojas de peças: Podem receber clientes, respeitando a capacidade máxima de uma pessoa para 8m² e obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas permitidas.
 
Comércio e serviços em geral: Podem receber clientes de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h, respeitando a capacidade máxima de uma pessoa para 8m² e obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas permitidas. Sábados, domingos e feriados podem trabalhar somente no formato delivery, portas fechadas.
 
Restaurantes, Bares, lanchonetes e sorveterias: Podem receber clientes de segunda a sexta-feira, das 5h às 18h. Lotação máxima de 25% da capacidade. Distanciamento de 2m entre as mesas, máximo de 4 pessoas por mesa. Proibido músico ao vivo.
Das 20h às 5h, sábados, domingo e feriados SOMENTE NO FORMATO DELIVERY, de portas fechadas.
 
Indústria e Construção Civil: Lotação máxima de 75% dos trabalhadores. Distanciamento interpessoal nos postos de trabalho. Horário normal.
 
Cabelereiros, Barbeiros, Centros de Estética: Podem receber clientes de segunda a sexta-feira das 5h às 20h, máximo de uma pessoa para cada 8m². Obrigatório de um cartaz com número máximo de pessoas permitidas. Distanciamento de 2m entre os clientes.
Sábados, domingos e feriados devem permanecer fechados.
 
Missas e serviços religiosos: Lotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas. Observar distanciamento interpessoal.
 
Bancos, lotéricas e serviços financeiros: Lotação máxima de 50% dos trabalhadores. Controle de acesso de clientes (senha, agendamento ou sistema similar). Horário preferencial para pessoas pertencentes ao grupo de risco.
 
Serviços (sindicatos, conselhos, imobiliárias, consultorias etc.): Preferencialmente teletrabalho/teleatendimento. Lotação máxima 25% dos trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento.
 
Escritórios de Advocacia e contabilidade: Preferencialmente teletrabalho/teleatendimento. Lotação máxima 50% dos trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento.
 
Serviços domésticos: Obrigatório uso correto de máscara por empregados e empregadores.
 
Esportes coletivos: Esportes coletivos (dois ou mais atletas) exclusivo para atletas profissionais.
 
Academias e serviços de educação física: Exclusivo para atividades individuais com fins de manutenção da saúde. Lotação máxima de uma pessoa para cada 32m². Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas permitidas. Podem ser atendidas no máximo duas pessoas por profissional habilitado.
 
Mesmo com a flexibilização nos protocolos a Administração Municipal de Constantina reforça a importância de manter todos os cuidados: Use máscara, higienize as mãos e evite aglomerações! Juntos vamos vencer a COVID-19.