NAAB DESENVOLVE TRABALHO DE ACOLHIMENTO DINÂMICO

Entre os dias 15 a 29 de janeiro, a equipe do Núcleo de Apoio a Atenção Básica (NAAB) está realizando uma triagem individual de todos os pacientes que necessitam de atendimento psicológico, visando categorizar  e priorizar os atendimentos de urgência e emergência.  Serão atendidas aproximadamente 90 pessoas, entre crianças e adultos, através do acolhimento e de entrevistas realizadas com as psicólogas da equipe.

A triagem tem por objetivo acolher os pacientes em fila de espera, tendo como foco principal o acolhimento dinâmico, o que  contribui para melhor entender as demandas das pessoas, através do levantamento de hipóteses e diagnósticos de alguns sintomas centrais, como o medo, a angustia e os desejos interrompidos. O pré-diagnóstico ajuda a potencializar o acompanhamento e a intervenção profissional dos psicólogos.

Destacamos que o atendimento psicológico é um dos serviços essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que qualquer pessoa, em determinada fase de sua vida, pode necessitar da ajuda de algum profissional da psicologia, na superação de algum problema, na busca do crescimento pessoal ou  para melhorar a convivência social nos mais diversos níveis.

Atualmente, o NAAB de Constantina conta com a atuação de duas psicólogas, que realizam o acolhimento e o acompanhamento psicológico de diversos usuários do SUS.