Município inicia atividades da Rede Bem-Cuidar

Na tarde da última terça-feira, 10/05, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o 1º Ciclo de atividades da Rede Bem Cuidar, direcionada à população idosa acima dos 80 anos. A RBC tem como objetivo qualificar o atendimento na rede básica de saúde do Estado.
 
O programa foi implementado num primeiro momento no ESF 2, com objetivo de conquistar o selo bronze. Agora o município deve promover outras atividades, buscando as qualificações prata e ouro para estender o atendimento a todas as UBS.
 
Fazem parte da equipe 14 profissionais, entre eles médicos, enfermeiras, nutricionista, psicóloga, educadora física, farmacêutica e etc.
 
Na atividade realizada na terça-feira, foi feita a apresentação da Rede e os idosos participaram de atividade física e de uma avaliação através de um questionário clínico funcional. O próximo passo é direcionar os pacientes para profissionais especialistas, conforme necessidade atestada através dos questionários.
 
Através da adesão ao programa, a Secretaria de Saúde receberá recursos que devem ser aplicados em atividades com objetivo de prevenir doenças e estimular hábitos que tragam benefícios a saúde. “O objetivo principal é não tratar a doença, mas sim prestar um atendimento que antecipe isso e possa, de diversas formas, prevenir patologias ou qualquer coisa que traga malefícios a saúde como um todo” afirma a Coordenadora de Saúde Sara Ludke.
 
Os recursos também podem ser aplicados em reforma e ampliação da UBS credenciada no projeto.