Município de Constantina reforça parceria com a UFFS

Nesta terça-feira 22, o Prefeito em Exercício Adroaldo Araújo e a Secretária de Educação, Silvana Cristina Gheller, participaram de uma audiência com o professor Antônio Inácio Andrioli, Vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, e com o professor Denílson da Silva, que é Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo.

A reunião teve por objetivo avançar no debate sobre a parceria existente entre a Administração Municipal de Constantina e a UFFS, especialmente no que se refere ao apoio e incentivo para os estudantes do nosso município que cursam, ou que desejam cursar, a graduação interdisciplinar em Educação do Campo, que está sendo ofertada no campus de Erechim (RS).

O Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo, com ênfase nas Ciências da Natureza, funciona em regime de alternância e tem duração de oito semestres. Tem por objetivo atender docentes que atuam em escolas do campo, educadores que atuam em processos formativos desenvolvidos em espaços educativos não-formais (sindicatos, movimentos sociais e outros) e demais interessados na temática do campo e nas Ciências da Natureza, contribuindo para que os mesmos estejam capacitados para encarar os desafios que se enlaçam à educação e à vida no campo, dialogando e mobilizando os sujeitos para que se assumam consciente e politicamente como cidadãos históricos e de direitos.

De acordo com o professor Denílson da Silva, para os próximos processos seletivos, a UFFS pretende fazer uma ampla divulgação do curso em nosso município, possibilitando que mais estudantes consigam ter acesso a esta importante graduação e se fortaleçam enquanto agentes do desenvolvimento local.

A UFFS é uma instituição de ensino superior pública, popular e de qualidade. Foi criada no ano de 2009 com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior e, ao mesmo tempo, implantar cursos de graduação e pós graduação que tenham relação direta com a realidade da região de abrangência.

Atualmente a UFFS possui campi nas cidades de Chapecó (SC), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo (RS). No ano de 2017 o Município de Constantina e a UFFS iniciaram uma importante parceria, onde já foram desenvolvidas diversas atividades, principalmente na formação pedagógica dos professores da rede pública de ensino.

Andreoli