MUNICÍPIO DE CONSTANTINA PARTICIPARÁ DA CONSULTA POPULAR 2018

Na manhã do dia 05 de abril, no campus da UFSM de Palmeira das Missões, foi realizada a Assembleia de Lançamento da Consulta Popular 2018, onde participaram representantes de entidades e municípios pertencentes ao COREDE Rio da Várzea. Na oportunidade, o Coordenador Estadual da Consulta Popular, Theonas Baumhardt, apresentou o orçamento disponível para o ano de 2018. Também foram definidas as datas para a realização das assembleias municipais.

O município de Constantina esteve representado na reunião por Marcos Lazzaretti, Coordenador Municipal do Orçamento Participativo, e Rogenara Roncaglio, da equipe da AHCROS.

Para o ano de 2018 o Governo do Estado está destinando R$ 80 milhões para a Consulta Popular RS, sendo que deste valor R$ 2.634.533,69 serão disponibilizados para a região de abrangência do Corede Rio da Várzea.

No ano de 2017, após uma participação histórica da comunidade, o município de Constantina foi contemplado com R$ 95.709,00. Este recurso será destinado para reforma do hospital da AHCROS e está em fase de liberação por parte do governo estadual.

No próximo período, cada município deve realizar as Assembleias Municipais, para definir junto com a comunidade quais são as áreas de investimento prioritárias. As demandas apontadas pelos municípios serão levadas para uma Assembleia Regional, sendo que aquelas que forem consenso farão parte da cédula de votação da Consulta Popular 2018. A votação da Consulta Popular será realizada, em todo o Estado, nos dias 26, 27 e 28 de junho.

Em Constantina, a Assembléia Municipal será realizada no dia 30 de abril, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores, onde toda a comunidade está convidada para participar e definir quais serão as demandas apontadas pelo nosso município na Consulta Popular 2018. Contamos com a presença de todas e todos.