Lançamento do Livro Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias

Na noite de ontem, 23/11, aconteceu na EMEF. Santa Terezinha o lançamento da 4ª edição do livro crianças Constantinenses Escrevendo Histórias.

Estiveram presentes na oportunidade o Prefeito em exercício Adroaldo Araújo e esposa Elisete Araújo, Secretária de Assistência Social Cecília de Martini Menegazzo, a Secretária de Educação Adineia Rossetto Santin, Coordenadoras Pedagógicas Clarice Conterato e Dinara Ferrareze, o Presidente da Câmara de Vereadores Ademar Francio da Fontoura, o ex-Prefeito Gerri Sawaris, ex-Secretária de Educação Silvana Cristina Gheller, Professora e idealizadora do projeto Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias Veronica Boemo Sawaris, equipes diretivas, professores, alunos e familiares.

O volume IV da obra foi desenvolvido pelos professores e equipes diretivas juntamente com seus alunos, com objetivo de estimular o domínio da escrita, formação de leitores e desenvolvimento do processo educativo. A edição Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias: Memórias do Nosso Povo relata histórias e recordações de alguns constantinenses que influenciaram a história e cultura do município.

A abertura do evento ficou a cargo do Projeto Municipal Canto Coral, que interpretou belas canções sob a regência da Professora Martha Eliane Nunes.

A idealizadora do projeto criado em 2017, Professora Veronica agradeceu as equipes e aos professores, reforçando que sem o trabalho deles e aos estudantes nada seria possível.

Ao fazer uso da palavra, o ex-Prefeito Gerri saudou os presentes, as equipes diretivas, alunos e comunidade escolar. “Esta é uma noite muito importante, lançando mais uma edição deste livro escrito por mais de mil alunos, onde Constantina foi premiada e reconhecida estadualmente pela sua gente”, afirmou o ex-Prefeito.

O Prefeito em exercício Adroaldo deu as boas-vindas a todos que tornaram possível o lançamento desta 4ª edição, fazendo um agradecimento especial a professora Veronica, idealizadora do projeto. “Eu acredito que a leitura, a educação é transformadora da sociedade. Não se muda uma sociedade se não há incentivo a educação e a cultura, como foi na gestão passada, como tem sido nessa gestão. É preciso investir em educação para que tenhamos uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais participativa. Este livro contribui no sonho de sermos uma sociedade melhor. Felizes aqueles que deixam seu legado na cultura e na educação Constantinense”, disse Adroaldo.

Após a apresentação das equipes diretivas de cada escola juntamente com os autores do livro, a Secretária de Educação encerrou o evento agradecendo a todos os presentes, responsáveis pela construção desta obra, reafirmando que este é um evento muito emocionante, que celebra as memorias do povo de Constantina. Estendeu também um agradecimento, enaltecendo o trabalho coletivo que deu certo e seguirá, agora trabalhando já na 5ª edição.

Ao final, o Poder Executivo Municipal homenageou o ex-Prefeito Gerri Sawaris, a ex-Secretária de educação Silvana Gheller e a Professora idealizadora Veronica Boemo Sawaris com a entrega de uma placa pela dedicação de colocar este projeto em prática na gestão anterior.

O Prefeito Fidelvino Menegazzo, que estava cumprindo agenda em Porto Alegre, parabenizou todos os envolvidos, reforçando o compromisso da Administração Municipal em dar continuidade a este belo trabalho e também com a educação como um todo, pois ela é fator essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Fotos: Sebasthyan Kozak/Jornal Folha da Produção