BLOCO CIRÚRGICO DA AHCROS: OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REFORMA SÃO INICIADAS

Em ato solene realizado nesta segunda-feira (14/05), que contou com a presença da equipe diretiva da AHCROS, vereadores de Constantina e Novo Xingu, representantes de entidades, prefeito Jaime Martini (Novo Xingu), prefeito Gerri Sawaris e vice-prefeito Adroaldo Araújo, foram iniciadas oficialmente as obras de reforma e ampliação do Bloco Cirúrgico do hospital da AHCROS.

No ano de 2016 o Bloco Cirúrgico foi interditado por determinação da Vigilância Sanitária, que exigiu uma série de reformas para que o mesmo pudesse voltar ao funcionamento e atender as demandas de Constantina e Novo Xingu. A partir de então iniciou-se uma intensa mobilização das lideranças e da comunidade regional, buscando angariar recursos para realizar as obras necessárias.

Em 2017 a Administração Municipal de Constantina, através do Orçamento Participativo, realizou uma série de reuniões em todos os bairros e comunidades do município, sendo que a principal demanda apontada pela população foi a reabertura do Bloco Cirúrgico. Na votação da Consulta Popular, realizada no mesmo ano, a comunidade constantinense também votou massivamente na pauta do hospital da AHCROS.

Tendo em vista a grande  preocupação da nossa comunidade, várias lideranças e entidades regionais uniram forças, buscando alternativas para resolver o impasse, que quase culminou com o encerramento das atividades do hospital. Neste sentido, a Administração Municipal de Constantina e a Administração Municipal de Novo Xingu decidiram destinar R$ 200 mil cada, para dar início às obras que terão um custo total de aproximadamente R$ 488 mil, sendo que a AHCROS ficará responsável por conseguir o restante dos recursos.

Na última quinta-feira, 03 de maio, foi assinado o contrato com a empresa Sidinei Moreira Pinturas de Frederico Westphalen, vencedora do edital de licitação, que será responsável pela execução da obra de 267 m², sendo que 213 m² serão de reforma e 54 m² de ampliação.

Em seu pronunciamento o prefeito Gerri Sawaris destacou que a reabertura do Bloco Cirúrgico é uma conquista de toda a comunidade. “A população apontou que a sua principal demanda é na área da saúde, sendo que vários setores da sociedade se mobilizaram para defender o nosso hospital. Hoje estamos celebrando o início de uma importante conquista para Constantina e para a região, mas é fundamental que a comunidade se mantenha unida na luta em defesa da saúde pública e desta importante entidade que é a AHCROS”.

O prefeito de Novo Xingu, Jaime Martini, ressaltou a importância da parceria entre os municípios: “estamos iniciando hoje uma importante obra, fundamental para garantir que o hospital  continue desenvolvendo os serviços essenciais para a população, mas nós, enquanto gestores públicos e lideranças regionais, precisamos continuar parceiros na busca de constantes melhorias para a nossa região”.

De acordo com Rogério Fassini, diretor administrativo do hospital, a AHCROS está promovendo algumas iniciativas com o objetivo de arrecadar  recursos para cobrir o restante dos investimentos, entre elas a venda de uma rifa que já circula na comunidade. Rogério também destaca que apesar de a empresa responsável pela construção ser de outro município, grande parte dos trabalhadores contratados e dos materiais utilizados para a obra serão oriundos de Constantina.

Após o lançamento oficial das obras do Bloco Cirúrgico, as autoridades visitaram  o prédio do refeitório, que teve um investimento de cerca de R$ 280 mil e está praticamente concluído.